Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Colóquio “A Religião nas Múltiplas Modernidades”

2026-05-06T00:00:00+00:00
A carregar Eventos

Reunindo investigadores que estudam a religião e as religiões no contexto das múlti-plas modernidades (cronológica e geograficamente), este grupo pretende contribuir para uma aproximação interdisciplinar dos que partilham esta problemática de pesquisa, facilitan-do a criação de contextos de circulação, troca e cooperação em rede. Esta comunidade de investigadores é articulada a partir de um projeto de colaboração que agora congrega o Cen-tro de Estudos de História Religiosa (UCP), , o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (UCP), o Centro de Estudos Sociais – Observatório Policredos (UC), o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – Núcleo de Antropologia da Religião (CRIA-NAR), e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC – FLUL) e o Instituto de Sociologia (UP), respetivamen-te representados por Paulo Fontes, Alfredo Teixeira, Teresa Toldy, Marina Pignatelli, Anna Fedele, Clara Saraiva e Helena Vilaça.

À semelhança do que ocorreu em anteriores edições e cumprindo o objetivo de orga-nizar um encontro anual, em 2018, o colóquio procurará facilitar, uma vez mais, a apresenta-ção, num contexto de troca, das mais recentes pesquisas – em projeto, em curso ou já con-cluídas. Visa assim, favorecer a partilha de conhecimento, dentro de uma comunidade cientí-fica concreta. Além de contarmos com os contributos de todos os que participaram nos en-contros anteriores, abre-se a possibilidade de os membros desta rede recomendarem e en-corajarem propostas de outros investigadores, nomeadamente, jovens investigadores que estejam a construir as suas trajetórias de pesquisa.

Os itinerários a apresentar, situam-se nos domínios da pesquisa de terreno, da inves-tigação documental, ou da exploração teórica. Enquanto organizadores, procurámos recons-truir uma coerência global, a partir das propostas enviadas. Tal como no ano passado, o coló-quio será aberto a outros investigadores e ao público interessado. Serão todos bem-vindos.

Go to Top