Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Festival de Setembro “Nós, Migrantes”

2026-05-10T00:00:00+00:00
A carregar Eventos

No dia 8 de setembro, o Observatório da Emigração, inserido no Festival de Setembro em Ourém, realiza o seminário ‘Trajetórias da emigração portuguesa’, das 10h00 às 15h30, em formato híbrido, com o objetivo de abordar o panorama atual da emigração portuguesa.

Inspirada no tema “Nós, Migrantes”, o município de Ourém organiza o Festival de Setembro, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, com o intuito de “abordar a relação entre o Património Cultural, a História do Lugar e a Interculturalidade”, com iniciativas e diálogos em torno da diversidade cultural, inspirados “nas trajetórias da emigração oureense para França, Reino Unido, Brasil, Angola, Moçambique, a par de todos os outros destinos do mundo”.

Link zoom https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92530055686
Mais informações sobre o Festival em https://festivaldesetembro.ourem.pt/index.php

Resumo

O seminário propõe-se abordar o panorama atual da emigração portuguesa, bem como interpelar e refletir sobre as trocas culturais e representações identitárias construídas a partir das trajetórias migratórias.
Painéis temáticos Emigração atual e histórica; efeitos nos locais de origem: as casas dos emigrantes; efeitos do regresso dos emigrantes aos locais de origem.

Go to Top