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Lançamento do Livro “Vozes Jovens Entre Experiência e Desejo: Cidadania educacional e outras construções”, de Eunice Macedo

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A obra, da autoria da Prof.ª Doutora Eunice Macedo, será apresentada pela Prof.ª Doutora Helena Araújo e pelo Prof. Doutor David Rodrigues.

Haverá uma apresentação da Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã (OCMC) e será servido um Porto de Honra.

A entrada é livre e gratuita.

As condições de vida contemporâneas desafiam a sociologia e as ciências da educação para irem além da interpretação da ordem social – e da desocultação das desigualdades que esta acarreta – e proporem formas de gerir os obstáculos e oportunidades que emergem aos mais diversos níveis. Acentua-se o caráter político da investigação. Na educação em contexto europeu e global conflituam-se e comprometem-se também vontades distintas e lógicas particulares, num período de forte escrutínio social sobre o trabalho das escolas, de docentes e de jovens. Nas últimas décadas, atores tradicionalmente mais distanciados interpelam o campo educativo, tomando parte na reconfiguração política, económica, social e cultural. A utilização dos rankings das escolas secundárias tem sido legitimada nesse quadro em que a falta de escuta das vozes jovens, nos diferentes espaços onde a construção das suas cidadanias tem lugar, constitui um problema que afeta a democracia, podendo despoletar novos mecanismos de exclusão e novas formas de dependência. Face a isto, que impactos nas cidadanias jovens? A pesquisa que esteve na origem deste livro realizou-se em contexto escolar; no entanto, o seu objeto não é a escola. Foca-se a construção da cidadania por jovens, bem como outras formas que a mitigam ou contradizem. A escuta de raparigas e rapazes do 12.º ano, na zona norte do país, numa região e em escolas em relativa desvantagem, permitiu fazer a proposta teórica da cidadania educacional como conceito que se pode extrair dos contributos jovens e que enquadra duas faces, frequentemente dissociadas: a cidadania educacional de direitos, que se reporta às dimensões de participação com voz na vida escolar; e a cidadania educacional do saber, que foca o direito de participação na conceção e construção do saber.

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