LINKED LIVES PROJECT – Final Conference
15 Dezembro 2022 @ 10:00
Durante quase quatro anos tivémos nas mãos um projecto sobre histórias de família.
Um projecto movido pela curiosidade científica sobre as dinâmicas relacionais entre os familiares; sobre a transmissão oral das vidas dos familiares mais antigos; sobre os sonhos, as desventuras e as trajectórias de vida das pessoas, ao longo do tempo, com os outros, aqueles tão próximos com quem vivemos.
Um projecto montado com desinibição metodológica, desembaraçado das alegadas divisões quantitativo-qualitativo e que usou histórias de família, entrevistas biográficas, calendários de vida, escalas do curso de vida, fotografias, questionários qualitativos, e alguns outros, variavelmente ao longo do tempo: antes, durante, ou depois dos confinamentos.
Um projecto que (con)viveu com a pandemia, sobrevivendo-lhe, adaptando-se, aproximando-se e deixando-se acompanhar, ao longo do tempo, das famílias e pessoas que generosamente nos presentearam com o seu tempo e a sua própria sabedoria de vida.
Um projecto que tentou lutar contra a pressa e tentou tomar o seu tempo. Com calma, devagar, mas com inquietação sociológica.
Dia 15 de Dezembro de 2022 vamos interromper formalmente este projecto longitudinal, partilhando alguns dos resultados e bastidores da investigação levada a cabo.
Contamos com a Laura Bernardi, da Universidade de Lausanne, e Directora do NCCR LIVES, Docente de Sociologia e Demografia do Curso de vida, que se dedica nas suas investigações aos temas da família, do curso de vida, e dos métodos mistos. Falar-nos-á de Tempo e o Curso de Vida.
Estão tod@s convidad@s a juntar-se às conversas que termos, ao longo do dia, em torno dos temas dos impactos inter-pessoais, segredos de família; e pandemia e bem-estar.
Será um gosto muito grande poder partilhar estes resultados e reflexões com tod@s vocês.