A carregar Eventos

A Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia, a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais coorganizam o Seminário Internacional “Todos no mesmo barco?” Desafios Habitacionais ao Longo do Curso de Vida / “All in the same boat?” Housing Challenges Over the Lifecourse, que terá lugar no próximo dia 23 de abril, no Auditório Professor Efigénio Rebelo, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

O seminário propõe uma reflexão sociológica e interdisciplinar sobre os múltiplos desafios habitacionais da atualidade, analisando-os tanto do ponto de vista das grandes transformações macroestruturais como das mudanças que ocorrem a nível micro ao longo do curso de vida. Serão debatidas as dinâmicas habitacionais em diferentes etapas – da infância e juventude até à adultez e envelhecimento –, considerando os impactos sociais, económicos e políticos que influenciam e resultam do acesso e condições desiguais de habitação. Para além da problemática do acesso, o evento explorará o papel fundamental da habitação na promoção do bem-estar, analisando a relação entre condições habitacionais, qualidade de vida e inclusão social ao longo das diferentes fases da vida.

O evento contará com a presença da Professora Sue Heath da University de Manchester como Keynote Speaker [https://research.manchester.ac.uk/en/persons/sue.heath] e incluirá duas mesas de discussão temática:
• Uma dedicada à investigação académica sobre habitação e curso de vida;
• Outra reunindo entidades locais e agentes da sociedade civil com intervenção na área.

A participação pode ser presencial ou online.
A entrada é livre, mas a inscrição recomendada, aqui: https://forms.gle/cQurhuWWY5dCY2BZ7

No âmbito deste seminário, a organização convida estudantes de pós-graduação a apresentar e discutir resultados preliminares de investigação sobre temáticas relacionadas. Os/as interessados/as deverão submeter as suas propostas, acompanhadas das seguintes informações:
Nome do/a proponente, filiação institucional e endereço de e-mail;
Título da proposta;
Resumo (máximo de 300 palavras);
3 a 4 palavras-chave.
As submissões devem ser enviadas para familias@aps.pt até 31 de março. Serão selecionados até cinco trabalhos, com base nos seguintes critérios:
Relevância para o tema do seminário;
Solidez da problematização teórico-conceptual;
Originalidade do desenho metodológico;
Diversidade institucional de afiliação dos/as proponentes.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail familias@aps.pt