Seminário Internacional “Segurança e Policiamento Plural”
8 Março 2023 @ 9:00
Sinopse do seminário
A (in)segurança, quer na sua dimensão objetiva (e.g., constatação factual dos problemas criminais, das desordens ou incivilidades, da delinquência juvenil) quer na sua dimensão subjetiva (e.g., o medo do crime, a perceção do risco de vitimação e a preocupação com o crime), coloca inúmeros desafios às sociedades contemporâneas. Estes desafios e pluralidades inerentes à complexidade do fenómeno convocam diferentes níveis de análise (e.g., público/privado; local/nacional/supranacional), diferentes disciplinas (e.g., criminologia, geografia, planeamento urbano), assim como uma diversidade de problemas (e.g., criminalidade urbana, criminalidade rural, cibercriminalidade, terrorismo) e de atores (polícia, segurança privada, decisores políticos nacionais e locais, e o próprio cidadão).
Partindo dos estudos realizados pelos investigadores da linha “Segurança e Prevenção Criminal” do Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia – Crime, Justiça e Segurança (CJS), impõe-se a realização deste seminário internacional onde os temas da segurança, da governança da segurança e dos novos desafios que a investigação deste tema coloca, designadamente nas abordagens multidisciplinares, multimetodológicas e novos problemas, como a utilização de dados para policiamento e politicas públicas de segurança.
Mais informações e programa do seminário poderão ser consultados através do link: https://noticias.up.pt/fdup/seminario-internacional-seguranca-e-policiamento-plural-8-de-marco-de-2023-fdup/
A participação é gratuita e a inscrição é efetuada em https://docs.google.com/forms/d/1B0jAGKF6t7rjIqDdDiY1jnBmjRIeOVfuoKjoj-5aIh4/viewform?edit_requested=true