A carregar Eventos

As Economias Digitais estão a crescer em todo o mundo e são apresentadas como formas de promover a inclusão financeira através de tecnologias digitais e telemóveis. Em África, por exemplo, as aplicações financeiras digitais, como a microfinança e as criptomoedas, estão a expandir-se, juntamente com o uso empreendedor das redes sociais. Estas tecnologias são promovidas como soluções para problemas financeiros e de subsistência, oferecendo novas formas de gerir a vida diária. Com o tempo, estas ferramentas digitais passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, influenciando como elas se relacionam, ganham a vida e se integram em sistemas globais. Estes sistemas estão ligados a relações históricas, tecnológicas, políticas, sociais e culturais que atravessam diferentes países e épocas.

O objetivo desta oficina é promover a partilha entre investigadores que estudam as relações de poder, económicas, comerciais, materiais, culturais, ontológicas e sociais que estão a ser forjadas no desenvolvimento dos meios económicos digitais, bem como as formas em que estas são operacionalizadas e utilizadas no quotidiano, visando a reflexão conjunta sobre novos caminhos colaborativos e criativos para a investigação e discussão.

Este Workshop é coordenado pela investigadora do SOCIUS Inês Faria e enquadra-se no âmbito do projeto de investigação “Digital Microfinance and Financial Ecologies: gender and entrepreneurship in Maputo and Chibuto”.

Os/as oradores/as convidados/as são: Euclides Gonçalves (Kaleidoscópio) e Serena Natile (University of Warwick). Participam também neste Workshop: Eduardo Ferraciolli, investigador do SOCIUS e doutorando em Sociologia Económica e das Organizações; Luís Bernardo e Diogo Maia, investigadores do CEsA; Henrique Pinto Coelho, Felipe Rodrigues e Thiago França, doutorandos em Economia Política.

A entrada é livre, sem necessidade de registo prévio.
Mais informações em https://www.iseg.ulisboa.pt/event/workshop-thinking-colonial-and-geo-political-relations-in-digital-economies/