26 e 27 e outubro de 2023
O Congresso acontecerá no modelo híbrido (presencial ou online) em Lisboa.
O Congresso visa promover uma ampla reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania, centrado nos desafios, oportunidades e ameaças de hoje. Nas questões da (re)construção de cidadania plena no contexto dos problemas atuais e dos impactos das crises, em diferentes esferas.
Este evento realiza-se bianualmente sob a égide do CeiED da Universidade Lusófona. Os congressos I e II realizaram-se em 2019 e 2021, respetivamente.
O Congresso abordará várias expressões da Cidadania e do Humanismo, focando-se nos Direitos Humanos nas mais diversas áreas temáticas: educação para a cidadania, cidadania global e desenvolvimento, ciência política, religião, desporto, intervenção social e comunitária, serviço social, entre outras.
Através de estudos e trabalhos de investigação dos participantes, a discussão e a reflexão sobre estes temas é uma oportunidade para produzir, divulgar e trocar conhecimentos científicos em torno das conferências e trabalhos apresentados.
O Congresso destina-se a cidadãos/ãs com consciência crítica, académicos/as, investigadores/as, educadores/as, docentes e estudantes, gestores/as e diretores/as escolares, abrangendo todos os níveis do sistema educativo formal e contextos informais de ensino e aprendizagem, bem como as diversas áreas de intervenção social. Assim, o evento está aberto à participação de todos/as os/as interessados/as em contribuir com as suas ideias, reflexões, estudos e propostas para ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.
A participação no Congresso pode ser em duas modalidades: com ou sem apresentação de comunicação.
22/outubro /2023 – Prazo de submissão de resumos das comunicações. Recomenda-se a submissão trabalho com a maior antecipação possível (de acordo com a data de entrada, os resumos serão avaliados por pares)