The Global Meeting on Law and Society, Rage, Reckoning, & Remedy, terá lugar em Lisboa, Portugal, de 13-16 de julho, 2022.
Decorrerá em Lisboa, no Iscte, de 13 a 16 de julho de 2022, mais um Global Meeting on Law and Society, que reunirá cerca de 4500 participantes, dos quais mais de 3400 estarão presentes. Este encontro científico é organizado pela norte-americana Law and Society Association, em parceria com associações académicas de todo o mundo, nomeadamente o Research Committee on Sociology of Law da Associação Internacional de Sociologia, sob o tema Rage, Reckoning & Remedy. Pretende-se colocar em debate as desigualdades extremas que marcam o nosso tempo, e que a pandemia do Covid-19 vem a agravar, e os vínculos entre estas desigualdades e a relação predatória que se estabeleceu entre a humanidade e o meio ambiente. Questionar-se-á o papel do Direito e dos direitos relativamente a uma realidade social marcada pelo imperialismo, colonialismo e escravatura. O Direito e os direitos nas sociedades atuais serão também abordados em diferentes perspetivas no decorrer das 710 sessões presenciais e 250 sessões virtuais programadas. Pela sétima vez desde 1991 – ano do primeiro Global Meeting on Law and Society realizado em Amesterdão, pouco tempo depois da queda do Muro de Berlim – irá apreciar-se em Lisboa a vitalidade da comunidade sociojurídica global e a sua capacidade para intervir em indispensáveis e inadiáveis debates globais.
Lisboa acolhe, de 13 a 16 de Julho de 2022, o Global Meeting on Law and Society. Decorrerá no Iscte, e reunirá 3400 comunicações presenciais e 1100 participantes em formato virtual em 710 sessões presenciais e 249 sessões virtuais. É um evento organizado pela norte-americana Law and Society Association, em parceria com associações académicas de todos os quadrantes do globo, nomeadamente o Research Committee on Sociology of Law da Associação Internacional de Sociologia, a Secção Temática de Sociologia do Direito e da Justiça da Associação Portuguesa de Sociologia e associações congéneres de África, Ásia, Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido. Este será o sétimo de uma série de eventos que vêm a realizar-se de cinco em cinco anos, desde 1991, ano do primeiro Global Meeting on Law and Society realizado em Amesterdão, pouco tempo depois da queda do Muro de Berlim.
O tema geral do evento neste ano é Rage, Reckoning & Remedy, que responde à necessidade de um exame crítico de valores como a igualdade, liberdade e dignidade humana no quadro de mudanças sociais e desafios globais prementes. A partir deste tema geral, o Lisbon Global Meeting on Law and Society propõe três sessões plenárias com intervenções de conferencistas internacionalmente reconhecidos nos mais diversos campos dos estudos sociojurídicos e de investigação transdisciplinar académica, especialmente enriquecidas no contexto de um evento à escala global.
+info: https://www.dinamiacet.iscte-iul.pt//post/lisbon-global-law-and-society-meeting-2022