A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias

12,13,14 de maio 2022 | Braga e Online

A educação pública assumiu historicamente uma relevante função na construção e afirmação dos Estados-nação e na consolidação da identidade nacional, até ao momento em que as lutas pela democratização social e política levaram ao reconhecimento e valorização de uma pluralidade de identidades e de expressões de cidadania, fazendo emergir novos problemas e dilemas educacionais. A partir de meados do século XX, a educação, concebida como um direito humano fundamental, ganhou maior visibilidade nas políticas públicas num quadro caracterizado pela emergência e desenvolvimento do Estado-providência. Com avanços e recuos, e como a análise sociológica das políticas educativas tem evidenciado, a construção da escola de massas, obrigatória, gratuita, democrática e inclusiva, principal instrumento para a concretização do direito à educação, continua a ser um processo atravessado por tensões e paradoxos. A este respeito, em Portugal, a escola de massas tem sido confrontada não apenas com os desafios e dilemas decorrentes da crescente heterogeneidade social e cultural do seu público, mas também com a presença de políticas e práticas referenciáveis a certas concepções meritocráticas, mais seletivas e discriminatórias.

Keynote Speakers

António Nóvoa – Reitor Honorário da Universidade de Lisboa

Carlos Alberto Torres – Universidade da Califórnia Los Angeles, Diretor do Instituto Paulo Freira

Virgínia Ferreira – Socióloga, PhD, Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

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