Instituto Politécnico de Viana do Castelo | 14 a 18 de julho de 2025
Chamada para Comunicações: até 23 de janeiro de 2025
Está aberto até 13 de janeiro de 2025 o período para envio de propostas de comunicação para o IX Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), que terá lugar entre 14 e 18 de julho de 2025, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
The submission period for paper proposals for the 9th Congress of the Portuguese Anthropological Association (APA) is open until January 13, 2025. The congress will take place from July 14 to 18, 2025, at the Polytechnic Institute of Viana do Castelo.
Consulte a lista de mais de 100 PAINÉIS APROVADOS, sobre distintos temas de pesquisa dentro da disciplina. Localize o painel que melhor se adequa à sua comunicação e contribua para as discussões do congresso.
Explore the list of over 100 APPROVED PANELS, covering a wide range of research topics within the discipline. Find the perfect match for your paper and submit your contribution to the discussions at the congress.
O IX Congresso da APA será realizado presencialmente, com a opção de participação online disponível apenas no dia 14 de julho de 2025, para painéis e comunicações apresentados por videoconferência. Os painéis em formato exclusivamente presencial decorrerão de 16 a 18 de julho de 2025, na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Deve optar por um dos formatos para a sua proposta de painel.
Toda a informação no website do congresso.
O tema Itinerâncias pretende congregar as dinâmicas da disciplina nas suas várias vertentes, os fluxos das sociedades que nos envolvem e seus múltiplos desafios cognitivos, políticos e éticos, e as propostas analíticas de superação do quadro antropocêntrico tradicional.
Organizamos a proposta temática em três alinhamentos de temas com sugestões a explorar nos painéis –sugestões apenas, deixando o tema e alcance de cada painel à criatividade e autoria de quem propõe.
Para cada alinhamento teremos alguns destaques que permitirão acolher sessões plenárias, mesas-redondas, duetos, quartetos ou outros formatos– por exemplo, antropologia pública, antropologia do Minho e da Galiza, vidas migrantes, itinerâncias religiosas, antropologia multi-espécies, etc.
Linhas Temáticas
- Itinerâncias da Antropologia
- passados, presentes e futuros da disciplina na sua pluralidade
- dinâmicas de pesquisa e ensino – experiências metodológicas, novos terrenos e fronteiras de investigação
- etnografia e teoria
- antropologia pública e aplicada
- Temporalidades biológicas
- Caminhos, passagens, deslocamentos
- Migrações, exílios, deslocamentos
- Fronteiras, transições, transformações
- Identidades em mudança
- Peregrinações, emoções e reconfigurações religiosas
- Mobilidades, turismos, tráficos
- Corporalidades: itinerários terapêuticos, trilhos, experiências de lugar
- Trânsitos e experiências artísticas
- Itinerâncias humanas e não humanas
- Antropologia multi-espécies
- Temas do Antropoceno/capitaloceno/plantationoceno
- Alimentação– itinerários de produção, circulação, consumo
- Extractivismo, mineração, lutas sociais e políticas
- Vidas marítimas e costeiras
- Materialidades, patrimónios e vida social dos objectos