No próximo dia 12 de fevereiro, terá lugar no ISCSP a apresentação do livro “Homenagem a Alfredo Bruto da Costa – Estudos sobre a pobreza e a exclusão em Portugal”, uma obra coorganizada por Fernando Diogo, Pedro Perista e Paula Campos Pinto.

Esta publicação homenageia Alfredo Bruto da Costa, um dos pioneiros no estudo da pobreza em Portugal, reunindo testemunhos pessoais, ensaios e estudos que analisam esta problemática em diferentes grupos populacionais.
A sessão contará com a apresentação de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa iniciativa que pretende fomentar a reflexão e o debate sobre a pobreza em Portugal, destacando o papel essencial da sociologia na sua compreensão e no combate às desigualdades.

Promovida pela Unidade de Coordenação Científica e Pedagógica de Sociologia, em colaboração com a Associação Portuguesa de Sociologia, esta iniciativa visa estimular a reflexão e o debate sobre a pobreza em Portugal entre os estudantes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Sociologia do ISCSP, sublinhando o papel fundamental da sociologia na compreensão e no combate a esta problemática.

O evento incluirá ainda um momento de debate com os estudantes, que contará com a presença do Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, Professor Doutor Paulo Peixoto, dos organizadores da obra (Fernando Diogo, Pedro Perista e Paula Campos Pinto), e de alguns dos autores participantes.

A pobreza constitui um problema social, complexo e estrutural no nosso país, de que a Sociologia não se pode alhear. Se cerca de 1/5 da população portuguesa vive em pobreza monetária, o diagnóstico e a análise sociológica desta problemática são essenciais para o desenho de políticas e programas que possam adequadamente responder às necessidades das pessoas que vivem em situação de pobreza.

Consulte o programa aqui.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição no link: https://shre.ink/btOW

Informa-se que nesta iniciativa haverá captação de vídeo, áudio e fotografia. Mais se informa que os ficheiros captados poderão ser utilizados para fins de comunicação institucional e/ou promocional nos diversos canais, físicos e/ou digitais, do ISCSP-ULisboa.