[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]
Conferência & Lançamento do Livro “A Vida Entre Edifícios”, de Jan Gehl
16 de novembro – 18h00 – Lisboa, Grande Auditório do ISCTE-IUL

Entrada livre.

Nesta primeira e célebre obra de Jan Gehl, e cuja primeira publicação data de 1971, assistimos à tentativa de entender como é que a substância da vida nas cidades foi malograda com os desenvolvimentos do planeamento urbano do pós-guerra. Feito o diagnóstico, o autor apresenta uma gramática para o desenho urbano que possa tornar as cidades aptas a receber e a guardar a preciosa vida entre edifícios. Abundantemente ilustrado, numa linguagem simples e acessível, esta obra de Jan Gehl conduz-nos à constatação de uma perda, mas também à consciência das amplas oportunidades disponíveis para transformar o espaço público em locais de encontro, demora e fruição.

 


 

[ Informação Edições Sílabo ]
Novidades Edições Sílabo

Uma Família Parental, Duas Casas
Residência alternada – Dinâmicas e práticas sociais

Este livro debruça-se sobre as famílias formadas pelo divórcio e pela separação e as suas crianças. Centra-se, sobretudo, nas famílias de residência alternada, definidas como aquelas em que a criança reside alternadamente com a mãe e com o pai (33 a 50% do tempo) e em que esta beneficia, no quadro da partilha de responsabilidades parentais legais, da constância do envolvimento parental pleno de ambos os progenitores no seu dia-a-dia.
Tem o mérito de colocar a reflexão sobre as famílias de residência alternada no centro da articulação da interdisciplinaridade do conhecimento científico com a das práticas profissionais, produzida quer em Portugal quer noutros países. Por conseguinte, reúne autores e autoras de formações e geografias distintas e de vários campos do saber – a sociologia, a psicologia, o serviço social e o direito – num diálogo reflexivo, comparativo e crítico em torno do crescimento e das dinâmicas de funcionamento destas famílias, o bem-estar das suas crianças, a legislação que as enquadra e as boas práticas profissionais envolvidas na sua aplicação.
Trata-se, pois, de um livro dirigido a um público heterogéneo: mães, pais, avós e avôs; estudantes; professoras e professores; investigadoras e investigadores; assistentes sociais e outros peritos, técnicos e técnicas de organismos públicos e privados que trabalham no apoio à criança e às famílias; membros das várias profissões jurídicas que operam na área do direito da família e de menores; e membros de associações e de outras organizações não-governamentais com linhas de ação dirigidas para as crianças e as suas famílias.

Dados técnicos
Editoras: Sofia Marinho, Sónia Vladimira Correia – Autores: Vários – PVP: 17,60 Euros – N.º de páginas: 268 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-872-8 – EAN: 9789726188728

 

Formação Inicial de Professores
A Supervisão Pedagógica no Âmbito do Processo de Bolonha

«O livro de Elza Mesquita e Maria do Céu Roldão tem por objeto os modelos de supervisão, enquadrando-os no processo de formação inicial de professores e trazendo ao leitor a perspetiva dos estudantes sobre a prática pedagógica supervisionada. Trata-se de uma obra importante porque retoma a ideia de modelo, aqui também tomado como cenário que enquadra a ação pedagógica e a ação supervisiva, e porque, valorizando a voz dos ‘futuros professores’, faz emergir racionalidades que atravessam distintos modelos e os atualizam no campo da docência. Neste estudo, sobreleva-se ainda a utilização de um conjunto de comportamentos interpessoais observáveis que corporizam um determinado perfil de supervisão e são agrupados em três dimensões: uma dimensão ‘didática’, uma dimensão ‘experiencial’ e uma dimensão ‘democrática’.»
Joaquim Machado

Dados técnicos
Autoras: Elza Mesquita, Maria do Céu Roldão – PVP: 11,90 Euros – N.º de páginas: 148 – Formato: 16 x 23,5 cm – ISBN: 978-972-618-899-5 – EAN: 9789726188995

 

Finanças Internacionais
Teoria e Prática

A crescente integração dos mercados – motivada pela liberalização da circulação de capitais, pessoas e bens e facilitada pela difusão das novas tecnologias – levou a um rápido incremento das transações transfronteiras tendo criado a necessidade de abordar as finanças empresariais numa perspetiva mais ampla e incorporando com mais premência a dimensão internacional.
Este manual, recorrendo a uma linguagem simples e acessível, explicita os principais conceitos e mecanismos das finanças internacionais e permitirá, focando-se nas necessidades do leitor:

• Conhecer o ambiente internacional em que as empresas operam e tomam decisões de investimento e de financiamento num contexto global.
• Conhecer e saber como funcionam os mercados cambial, monetário e de capitais: quem são os seus intervenientes, que produtos financeiros disponibilizam e como deles tirar partido.
• Conhecer as variáveis a considerar, quer na tomada de decisão, quer no que diz respeito aos intervenientes e procedimentos tidos como facilitadores e impulsionadores de operações financeiras e de comércio internacional.
• Adquirir competências para avaliar e gerir o risco, nomeadamente o risco de câmbio e o risco de taxa de juro.

Com exemplos atuais para ilustrar a exposição teórica, e enriquecido com casos práticos acompanhados com a respetiva proposta de resolução, este manual será um precioso auxiliar para todos os estudantes de finanças internacionais nos diferentes cursos onde a matéria seja abordada, bem como para todos os profissionais que exerçam a sua atividade na área financeira das suas organizações.

Dados técnicos
Autores: Luís Pacheco, Fernando Tavares, Vasco Salazar, Elisabete Vieira, Cristina Peguinho – PVP: 21,90 Euros – N.º de páginas: 320 – Formato: 17 x 24 cm – ISBN: 978-972-618-902-2 – EAN: 9789726189022

 


 

[ Informação Roberto Cipriani ]
New book: “Diffused religion”

This book explores the concept of diffused religion as it is found in contemporary society, resulting from a vast process of religious socialisation that continues to pervade our cultural reality. It provides a critical engagement with a framework of non-institutional religion that is based on values largely shared in society by being diffused through primary and secondary socialisation. Cipriani also contends that these very values which give form to diffused religion can also be seen in themselves as their own kind of religion. As a result, they go beyond secularisation and favour the religious continuum extending around the world of diffused religions.

This work will be of great interest to scholars in the Sociology of Religion and to anyone wanting to learn more about the social aspects of religion.

eBook ISBN 978-3-319-57894-1
Hardcover ISBN 978-3-319-57893-4

 


 

[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: número de novembro nas bancas + livro “Portugal em Falta”

A edição de Novembro está nas bancas!
Na manchete um estudo de Ana Oliveira sobre os interstícios do assédio no trabalho em Portugal, centrado nas questões da descriminação, da normalidade e da prova. Ana Loff, Augusta Sousa e Rafael Efraim Alves reflectem sobre a luta dos enfermeiros e o que ela nos diz sobre problemas acumulados no Serviços Nacional de Saúde. Carlos Pimenta centra-se nas questões da fraude económico-financeira, enquadrando o problema existente em Portugal num ambiente geral criado pelo neoliberalismo.
No internacional, destaque para a situação na Catalunha: «A crise catalã nasceu em Madrid». Propomos também uma reportagem sobre a revolta das empregadas domésticas na Índia, um encontro com os pioneiros do «afrocapitalismo», uma reflexão sobre as bases de uma possível unidade no mundo árabe e outra sobre as consequências da aposta na criação das «cidades criativas». E muito mais…
Boas leituras!
E com o jornal está nas bancas, o livro Portugal em Falta – Atlas Improvável: https://livroslemondediplomatiqueedicaoportuguesa.wordpress.com/
Boas leituras!

Índice de artigos em http://pt.mondediplo.com/spip.php?article1202