[ Informação Maria Mendes ]
Lançamento de nova revista “Espaços Vividos, Espaços Construídos”
21 de março – 14h30 – Lisboa, Sala Rainha Sonja (Cubo) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Lançamento e apresentação dos n.ºs 5 e 6 da revista “Espaços Vividos e Espaços Construídos”: “Observar e Intervir no local”.
[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: Número de Março nas bancas!
Na edição de Março reflectimos sobre outras «Euro visões», as de Portugal numa União disfuncional»: «Não há andorinhas em Bruxelas», alerta Marco Capitão Ferreira, e «Por quem o sininho dobra no Eurogrupo?», pergunta João Rodrigues. Seguir os circuitos do dinheiro na saúde, entre o SNS e os privados, para compreender o sentido da «redistribuição» é a proposta de Isabel do Carmo. Luís Bernardo analisa as novidades na política de defesa e Pierre Marie os contornos da ofensiva capitalista à Economia Social. Paula Godinho partilha um testemunho de Rosa Maria Viseu, uma mulher do Couço.
No internacional, destaque para a escalada nuclear protagonizada por Trump e para o impasse da estratégia saudita no Médio Oriente. O papel dos militares em Cuba, os dilemas do ANC como partido-Estado na África do Sul e as reciprocidades entre o Kremlin e a Igreja ortodoxa russa são outros temas de análise. A caminho das eleições no Egipto, fazemos um balanço do estado do país sete anos depois da «revolução». Uma volta mensal pela actualidade e pelos movimentos mais longos que alimenta uma outra reflexão, sobre a politização dos protestos do quotidiano.
Índice de artigos: http://pt.mondediplo.com/spip.php?article1217
[ Informação CEMRI ]
Publicação: “Medusa no Palácio da Justiça ou uma História da Violação Sexual”, de Isabel Ventura
Mais informações em http://www.tintadachina.pt/book.php?code=6bef08b2c96e7c357a5cf4a9c8c5dd5e