[ Informação Le Monde diplomatique ]

Le Monde diplomatique: Edição de Agosto nas bancas!

Na edição de Agosto, destaque para a análise da economista Ana Cordeiro Santos ao processo de «Financeirização do Estado, política de habitação e subsídios à especulação». Um ano depois dos incêndios de Pedrógão Grande, propomos uma reportagem de José Luís Santos na aldeia de Ferraria de São João, onde a comunidade criou uma Zona de Protecção de Aldeia. Passamos também pela linha de Sintra, onde Laura Almodovar nos mostra uma associação islâmica num contexto de dinâmicas de relegação espacial e social. Pedro Hespanha reflecte sobre os desafios da economia solidária e José Castro Caldas sobre o horror neoliberal à acção colectiva, enquanto Carla Baptista foi ao Largo Intendente ver como surgiu uma rádio comunitária e e um festival.

No internacional, propomos a complexa geopolítica desenhada pelas relações entre a Rússia e a China, cúmplices mas não aliados. A mesma China que deverá beneficiar das transformações industriais tendentes a generalizar os veículos eléctricos, apesar dos dilemas, ambientais e outros, que esse rumo coloca. Dilemas enfrenta também a Bolívia, onde Evo Morales enfrenta os seus próprios apoiantes. Também a sociedade norte-americana está perante escolhas importantes, quando a cólera popular insiste em beneficiar a direita. Na Europa, é curioso analisar como tem sido construída a imagem de Santiago de Compostela, cruzando história, turismo e projecto europeu. Destaque, por fim, para esse «novo espírito da burguesia» contido na vaga, não apenas estival, dos sumos detox e do cardio-fitness. A ler no meio do descanso.

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1240

 


 

[ Informação revista Sociologia, Problemas e Práticas ]

Novo número da revista Sociologia, Problemas e Práticas (Nº88, setembro-dezembro 2018)

Informamos que já se encontra disponível o último número da revista Sociologia, Problemas e Práticas (Nº88, setembro-dezembro 2018).
Podem aceder a este número e a todos os publicados anteriormente em https://revistas.rcaap.pt/sociologiapp/issue/view/859

 


 

[ Informação Plataforma Barómetro Social ]

Barómetro Social – 2ª Série de 2018 de Artigos de Opinião (julho de 2018)

Lista de artigos publicados

Ecoconsciencialização das cidades: uma emergência global – Diogo Guedes Vidal
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/ecoconsciencializacao-das-cidades-uma-emergencia-global/

Turismo em Lisboa e no Porto: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe… – Sandra C. A. Moreira
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/turismo-em-lisboa-e-no-porto-nao-ha-bem-que-sempre-dure-nem-mal-que-nunca-acabe/

A falácia da participação em matéria ambiental – Ana Delicado
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/a-falacia-da-participacao-em-materia-ambiental/

Cidadania e vida em comunidade através da tecnologia: o caso do Juntar a Junta – Marcos da Silva Lima
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/cidadania-e-vida-em-comunidade-atraves-da-tecnologia-o-caso-do-juntar-a-junta/

Da importância dos sistemas de proteção/promoção de direitos humanos europeus – Dora Resende Alves e Fátima Castro Moreira
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/da-importancia-dos-sistemas-de-protecaopromocao-de-direitos-humanos-europeus/

Ilhas do Bonfim: a vida urbana no Porto, para além das fachadas – Lígia Ferro
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/ilhas-do-bonfim-a-vida-urbana-no-porto-para-alem-das-fachadas/

O que é a Escola para lá das Ciências Sociais? – António Pedro Dores
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/o-que-e-a-escola-para-la-das-ciencias-sociais/

Afinal o que se entende por Economia Circular? – Ana Luísa Coelho
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/afinal-o-que-se-entende-por-economia-circular/

Ser feliz é uma responsabilidade individual? – Ana Roque Dantas
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/ser-feliz-e-uma-responsabilidade-individual/

Corridas de longas distâncias, cidades e cidadãos – José Conde
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/corridas-de-longas-distancias-cidades-e-cidadaos/

Desporto universitário. Velhas sendas, novos rumos? (1ª Parte) – José Augusto Rodrigues dos Santos
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/desporto-universitario-velhas-sendas-novos-rumos-1a-parte/

Desporto universitário. Velhas sendas, novos rumos? (2ª Parte) – José Augusto Rodrigues dos Santos
http://www.barometro.com.pt/2018/08/20/desporto-universitario-velhas-sendas-novos-rumos-2a-parte/

 


 

[ Informação VAN METER Karl, Bulletin de Methodologie Sociologique ]

Book – Encyclopedia of Social Network Analysis & Mining, Second Edition (Springer)

We are pleased to bring to your attention the second edition of the Encyclopedia of Social Network Analysis and Mining, Second Edition. Here are the links to the posts which you may follow on social media:

Twitter:

Facebook:

We will much appreciate your help by retweet, like, share, or comment on this just published second version of the encyclopedia.

Here are other social media accounts from Springer. You are encouraged to follow so that you may stay updated on the latest Springer Reference news and promotions.

* https://twitter.com/SpringerRef
* https://www.facebook.com/SpringerReference
* https://www.instagram.com/springerreference/


[ Informação revista Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ]

Revista Lusófona de Educação 39

Divulgamos o mais recente número da Revista Lusófona de Educação: https://mailchi.mp/ulusofona/newsletter-ceied-hu3b3vzfva-2558493