[ Informação Memória Imaterial ]

e-Book

Este ano a ONG Memória Imaterial dedicou parte do seu tempo a estudar a implementação de Metodologias Participativas na Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Desse trabalho resultou o e-Book que hoje publicamos. Na próxima semana ficará disponível um número da Revista MEMORIAMEDIA sobre o mesmo tema.

Link: https://www.memoriamedia.net/index.php/pci-e-memoriamedia

 


 

[ Informação Revista Comunicação Pública ]

Publicação do novo número da Revista Comunicação Pública (vol. 13, n.º 25, Dezembro de 2018)

É com muita satisfação que anunciamos que já se encontra online o vol. 13, n.º 25, da revista Comunicação Pública.

Disponível em https://journals.openedition.org/cp/2286, este é um número especial dedicado à temática Comunicação Interna Estratégica, coordenado por Sandra Pereira (ESCS-IPL; CIES-IUL).

 


 

[ Informação Le Monde diplomatique ]

Edição de Dezembro nas bancas (+ livro)

Na edição de Dezembro destacamos uma investigação de Luís Bernardo sobre os caminhos de militarização e desenvolvimento trilhados pelas políticas de defesa e segurança em Portugal, com um processo de conversão do tecido industrial e científico do país. Teresa Paiva alerta para as consequências negativas dos problemas do sono, consciencialização necessária para alterar as condições sociais e económicas que os propiciam. Maria Inês Gameiro analisa os interesses pela extracção de minério, e seus impactos, do fundo do mar nos Açores, enquanto José Luís Santos traz uma reportagem ao centro da terra no Couto Mineiro da Panasqueira, entre passado e presente entre extracção mineira e projectos turísticos. Ana Catarino interroga o que é o direito ao lugar, juntando-lhe os eixos da habitação e da cidade, e Marta Alvim propõe-nos «Mundos suspensos», como quem faz um intervalo na pressa consumista do mês.

No internacional, a actualidade da contestação nas ruas de França impõe uma análise das origens da cólera contra os impostos. Nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, percorremos este longo caminho para a dignidade, salientando o que está por fazer: «não há liberdade política sem igualdade social». Regressamos à guerra na Síria analisando a situação de Rojava, que coloca os curdos entre compromisso e utopia. Analisamos a surpreendente entrada do liberalismo no Equador pós-Rafael Correa e, mais a norte, as alterações de Nova Orleães após a devastação do Katrina. As encruzilhadas do poder em África, dos Camarões a Marrocos e à Tunísia, as derivas tóxicas da «revolução verde» e o que pode ser feito para nos protegermos das derrapagens mediáticas são outros temas que propomos este mês.

Boas leituras!

Índice de artigos do jornal em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1262