[ Informação Edições Sílabo ]
Novidades Edições Sílabo
Investimentos Financeiros
Teoria e Prática
3ª Edição – Revista e Aumentada
Os mercados organizados de obrigações e de acções constituem um pilar essencial de qualquer sistema financeiro. Ao assegurar a liquidez dos títulos, proporcionando o encontro contínuo entre a oferta e a procura, as bolsas de valores permitem que diversos emitentes captem directamente (via mercado primário) as poupanças dos investidores através da emissão de novas acções e obrigações, ao mesmo tempo que os investidores ficam com a possibilidade permanente de realizar os seus investimentos em mercado primário (via novas emissões) e/ou secundário.
Nesta obra procede-se à análise e avaliação de obrigações, acções e direitos na óptica do investidor. Para qualquer um destes activos financeiros, são formuladas e respondidas as seguintes questões: Qual o preço justo (fair value) do activo? Como se compara com o respectivo preço de mercado? Qual a decisão de trading a implementar?
Nesta obra a avaliação de obrigações é precedida de um capítulo introdutório sobre noções básicas de Cálculo Financeiro e engloba a análise de obrigações não só a taxa fixa mas também a taxa variável. As componentes de risco de crédito e de risco de taxa de juro são explicitamente consideradas e dá-se especial ênfase à implementação de estratégias de imunização do risco de taxa de juro.
A avaliação de acções é precedida de um capítulo inteiramente dedicado às Teorias da Carteira, as quais visam responder, em última análise, à seguinte questão: Face aos diversos activos financeiros negociados no mercado, qual deverá ser a composição óptima da carteira de investimento a constituir? A resposta a esta questão é formulada, neste livro, com base em diferentes modelos de avaliação, nomeadamente o já celebre Capital Asset Pricing Model. Esta obra contempla ainda outros temas de enorme relevância no âmbito da gestão de carteiras de investimento, tais como a mensuração do risco de mercado e a avaliação de performance via binómio rentabilidade – risco.
Este livro destina-se aos estudantes de economia, finanças e gestão – licenciatura e mestrado – bem como aos gestores de carteiras de activos, de fundos de investimento e de pensões.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9848_PDF.pdf
Eletrónica Digital
Fundamentos e Projeto
Com recurso a uma linguagem simples e clara, pedagogicamente cuidada, mas não abdicando do rigor técnico e científico, este manual introduz os principais fundamentos da Eletrónica Digital e apresenta diversas metodologias que permitem conceber circuitos digitais, com diferentes níveis de complexidade (combinacionais, sequenciais e microssistemas compostos por uma unidade de dados e uma unidade de controlo). Para que o leitor consolide os conceitos expostos, projetos práticos ilustram a teoria exposta.
Nos doze capítulos do livro são abordados os principais conteúdos da Eletrónica digital:
• Conceitos base, tais como abstração digital, processo de conversão de um sinal analógico para digital binário, conversão entre sistemas de numeração, entre outros.
• Códigos utilizados pelos sistemas digitais binários.
• Operadores lógicos, as portas lógicas e suas principais características físicas.
• Métodos de simplificação de expressões algébricas e a otimização multinível.
• Famílias lógicas e características.
• Análise e projeto de circuitos combinacionais (desenho hierárquico e circuitos iterativos).
• Circuitos combinacionais: comunicação (codificadores, descodificadores, multiplexers, demultiplexers e detetores/corretores de erros), aritméticos (somadores, subtratores, multiplicadores e comparadores) e de memória (ROM, PROM, EPROM, UVPROM e EEPROM).
• Elementos base de um circuito sequencial (Básculas e Flip-Flops), aplicações (registos e contadores) e especificações temporais.
• Análise e projeto de circuitos sequenciais (conversão entre os modelos Mealy e Moore, máquinas de estado autocorretoras, eliminação de estados equivalentes, uso de lógica MSI e LSI e projeto de circuitos compostos por várias máquinas de estado).
• Projeto de sistemas digitais (método ad hoc, lógica discreta e unidade de controlo microprogramada).
O público-alvo deste livro são os estudantes dos diferentes cursos de Engenharia que, nas suas unidades curriculares, abordem matérias de eletrónica digital.
Engenheiros e outros profissionais da área da eletrónica digital também poderão consultar com vantagens este livro.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9923_PDF.pdf
Introdução à Economia
2ª Edição – Revista e Corrigida
Este livro apresenta e explicita os conceitos e fundamentos básicos da ciência económica. Composto por doze capítulos encontra-se estruturado em duas partes: a primeira dedicada à Microeconomia e a segunda à Macroeconomia.
Redigido por um conjunto de autores com vasta experiência de ensino nestas matérias, a teoria é ilustrada e complementada com exemplos reais e exercícios práticos que permitirão ao estudante obter e consolidar os conhecimentos exigidos ao nível da licenciatura e outras graduações onde estes temas, independentemente das áreas do saber onde sejam requeridos, constituam uma unidade curricular.
Para o leitor autodidata e para todos aqueles que, independentemente dos motivos, pretendam adquirir conhecimentos introdutórios e básicos sobre economia, este livro será uma boa porta de entrada.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9855_PDF.pdf
Crime, Desvio e Risco na Adolescência
A adolescência é um período vital e critico no processo de socialização do ser humano. Representa uma etapa em que comportamentos, atitudes e aprendizagens – cognitivas, emocionais ou comportamentais – são determinantes nas configurações da vida coletiva que pretendemos projetar no futuro. O modo como se intervém e resolvem os constantes desafios individuais, familiares e comunitários que a adolescência coloca, exige uma compreensão holística e aprofundada da realidade para que práticas e intervenções esclarecidas permitam respostas adequadas a problemas concretos.
Este livro, reunindo contributos de vários especialistas, é um relevante apoio e instrumento de trabalho para profissionais e futuros profissionais cuja área de intervenção seja o serviço social, a criminologia, a psicologia clínica, o universo jurídico e a sociologia criminal, entre outras, na construção de respostas superadoras e reparadoras dos desvios e obstáculos com que jovens se deparam no seu processo de desenvolvimento.
Aceda a parte da obra: http://www.silabo.pt/Conteudos/9879_PDF.pdf
[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: número de Fevereiro nas bancas!
Na edição de Fevereiro propomos olhar para a dívida pública portuguesa e a sua gestão, a fim de compreender as consequências dos reembolsos antecipados e da criação de uma «almofada financeira», no quadro da Zona Euro (Eugénia Pires). Destacamos ainda uma reflexão sobre os contornos da política externa do país, perguntando José Manuel Pureza: «Quem é o interesse nacional?». Nuno Dias reflecte sobre os temas do racismo e da violência policial a propósito dos acontecimentos no bairro Jamaica, e Luís Fazendeiro sobre os problemas, ambientais e não só, colocados pelo projecto do aeroporto do Montijo, aparentemente sem «plano B».
No internacional, continuamos a acompanhar a actualidade dos protestos em França, em artigos que focam a repressão crescente e a luta de classes contra uma casta no poder. O Brexit no Reino Unido, com uma via estreita para uma saída de esquerda; a situação no Brasil governado por Bolsonaro, indagando «o que querem os militares?»; e a relação actual dos judeus norte-americanos com Israel ou a do movimento social americano com os palestinianos são outros dos destaques desta edição. No continente Internet, olhamos para as receitas da Netflix, no cruzamento das tecnologias de vigilância e da cultura de massas.
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1273