[ Informação Paula Sequeiros, CES UC ]
Apresentação da monografia “O Livro no Portugal Contemporâneo”, de Nuno Medeiros
17 de junho – 18h00 – Coimbra, Corredor da Biblioteca Norte / Sul, CES | Alta
Mais informações em https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2019/o-livro-no-portugal-contemporaneo-de-nuno-medeiros
[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: Número de Junho nas bancas!
Na edição de Junho, Diogo Martins foi aos bastidores da narrativa da direita sobre crescimento, produtividade e emprego e mostra as fragrantes fragilidades dos seus pressupostos e conclusões. Dora Fonseca analisa o fenómeno dos novos sindicatos em Portugal e pergunta: “mais é menos?” Miguel Cardina faa uma leitura do novo livro de Fernando Rosas, “Salazar e os Fascismos”, que nos oferece muito mais do que chaves interpretavas do passado: olhar “o Estado Novo nos espelhos da História” ajuda a pensar as respostas dos regimes às crises do capitalismo.
No internacional, analisamos o ressurgimento do socialismo nos Estados Unidos (Edward Castleton e Bhaskar Sunkara). Destacamos ainda um extenso dossiê sobre as privatizações em França, com balanços destas décadas e pistas de reflexão sobre o que fazer perante a falência do modelo. No rescaldo das eleições europeias, reflectimos sobre como Matteo Salvini se tornou o arauto dos nacionalistas europeus (Matteo Pucciarelli) e como as falsas acusações de anti-semitismo se tornaram uma arma de arremesso político, por exemplo contra Jeremy Corbyn (Daniel Finn). As perturbações que estão a ocorrer nos fluxos migratórios em África e qual o papel da União Europeia nisso ou as sublevações em curso no Sudão e na Argélia são outros temas que propomos.
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1288