[ Informação Le Monde diplomatique ]

Le Monde diplomatique: Número de Junho nas bancas (+ livro)

Na edição de Junho propomos olhar para as desigualdades que a pandemia intensifica, da família ao trabalho (Lina Coelho) e os pilares em que deve basear-se, em sentido inverso, uma «economia de cuidado» (José Reis). Analisamos as potencialidades do aumento da participação dos trabalhadores na segurança e saúde no trabalho (Pedro Estêvão) e as mudanças a fazer nas políticas energéticas e ambientais na urgência de uma economia sustentável, da Galp à TAP (Luís Fazendeiro). Paramos para reflectir sobre o que o momento actual revela a propósito dos rumos, tão elogiados no passado, de gentrificação da capital, recuperando modelos alternativos, em particular a partir do comércio em Lisboa (Pedro Guimarães).

No internacional, destaque para a discórdia na União Europeia entre os «sábios», como lhes chama Frédéric Lordon, salientando um papel que também vai tendo protagonistas em Portugal… A recente guerra entre os grandes produtores de petróleo é analisada com extensa infografia, revelando um futuro incerto. A situação nos Estados Unidos, entre situação sanitária e social explosiva e perspectivas eleitorais, é objecto de análise a nível nacional e também em reportagem pelo Texas. As fragilidades das promessas de «emergência» para África, o messianismo mediático de tanto jornalismo sobre a América Latina, a discreta transição do corbynismo no Reino Unido ou as cautelas com os números da pandemia na China são outros temas que propomos. Tudo isto numa altura em que as sociedades se transformam, entre confinamento e uma relação com o mundo cada vez mais digital.

Com o jornal está nas bancas o livro “Análise de Alguns Tipos de Resistência – Edição Revista e Comentada”, de AMÍLCAR CABRAL (organização de Inês Galvão, José Neves e Rui Lopes).
Link: https://livroslemondediplomatiqueedicaoportuguesa.wordpress.com/2020/06/04/analise-de-alguns-tipos-de-resistencia-edicao-revista-e-comentada/

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1347

 


[ Informação SEPHIS ]

Prêmio ICAS de Livros sobre Ásia – 2021

Desde 2004, a ICAS (International Convention of Asian Scholars) organiza um prêmio internacional de livros sobre Ásia (ICAS Book Prize). Originalmente limitado a publicações em inglês, a premiação inclui novos idiomas a cada edição. Em 2019, a ICAS e a Sephis se reuniram para premiar publicações em espanhol e português.

Gostaríamos de convidar a submeter livros de Ciências Sociais e Humanidades sobre Ásia (incluindo monografias e livros organizados), publicados entre 2018 e 2021 (por gentileza, confira as regras no site da ICAS) para participar do concurso. A seleção de melhor livro inclui a participação do/a autor/a na próxima reunião da ICAS e oferece grande visibilidade às editoras.

O prazo de submissão é 10 de janeiro de 2021.

Não hesite em contatar-nos em caso de qualquer dúvida.

Informações e inscrições em https://icas.asia/index.php/pt-br/premio-de-publicacoes-da-icas-2021