[ Informação Edições Sílabo ]
Edições Sílabo | Boletim de notícias #1 | Novidades editoriais e outras notícias
Link: https://tinyurl.com/y3y3gdjh
[ Informação Le Monde diplomatique ]
Le Monde diplomatique: Número de Outubro nas bancas!
Na edição de Outubro, destacamos um estudo de Carla Prino e Luís Fazendeiro sobre um instrumento muito solicitado em tempos de emergência climática e de propostas de reindustrialização: a Avaliação de Impacte Ambiental. Como surgiu, como funciona e que confiança podemos ter de que não se limita a ser um instrumento do capital? Ainda na componente portuguesa, Nuno Serra analisa os velhos interesses e novos calculismos presentes na contestação à cadeira de Educação para a Cidadania. Pedro Chamusca e João A. Rio Fernandes observam as transformações recentes no centro do Porto, entre os desafios da turistificação e os da pandemia. Luísa Teotónio Pereira centra-se no teste à política externa portuguesa representado pela questão do Sara Ocidental. E a escritora Alice Vieira assina o conto «Aquilo que nos une».
No internacional, investigamos a batalha geopolítica à volta do 5G e de quem vai controlar as tecnologias da Internet. Dissecamos também outros conflitos, menos virtuais. Os Estados Unidos tomados, com a aproximação das eleições, pela batalha entre o ódio e o medo. O Líbano, há dois séculos em busca de uma nação, que já antes das explosões estava mergulhado numa profunda crise. A instabilidade na Bolívia, no Mali e na Bielorrússia, ou entre a China e a Índia. Mas também um olhar sociológico sobre como a mercadorização dos media participou do alastrar do consumismo e um olhar filosófico sobre o que disseram Kral Kraus e Rosa Luxemburgo sobre o que é tratar os animais com humanidade.
Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1369
[ Informação Susana Costa, CES-UC ]
Divulgação: livro “Da Cena de Crime ao Tribunal. Trajetórias e Culturas Forenses”, de Susana Costa, Filipe Santos e Carlos Ademar
Este livro resulta de uma Summer School promovida por uma parceria entre o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Escola de Polícia Judiciária (atualmente, Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais).
É um livro coletivo, que parte de um conjunto heterogéneo de saberes, práticas e olhares e proporciona uma discussão sobre as formas de conhecer as diferentes experiências vividas em função da posição ocupada por cada um dos atores que compõem as trajetórias dos vestígios, apresentando o percurso de um vestígio desde o local de crime até à sua conversão em elemento de prova e decisão judicial. Apresenta as perspetivas de polícias de investigação criminal e de proximidade, peritos forenses, juristas e sociólogos.
Autores/as: Rui Silva, Helder Figueiredo, Laura Cainé, Mariana Cunha, Margarida Bento, Jorge Reis Bravo, Carlos Ademar, Filipe Santos e Susana Costa
Prefácio de José António Henriques dos Santos Cabral – Juiz Conselheiro no Supremo Tribunal de Justiça.
Posfácio de Carlos Farinha – Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária.
https://www.ces.uc.pt/…/da-cena-de-crime-aos-tribunais
https://www.pactor.pt/…/da-cena-de-crime-ao-tribunal/
[ Informação SOCIUS ]
Divulgação: livro “Heirs of the Bamboo: Identity & Ambivalence among the Eurasian Macanese”, de Marisa C. Gaspar
In 1999 Macao, previously a territory under Portuguese rule, was handed over to the People’s Republic of China and transformed into one of the gambling capitals of the world. These political and economic phenomena were accompanied by unprecedented social changes that, ultimately, have redefined the Macanese identity. This book is about the Macanese living in Portugal and their intimate social networks in loco and interactions with their counterparts in Macao and elsewhere in the diaspora, by the use of Internet. Memory and ambivalence, deeply associated with kinship, language, food and heritage, are the cornerstones of this research, which overturns colonial stereotypes and concepts of Macanese cultural purity.
Título: HEIRS OF THE BAMBOO. Identity and Ambivalence among the Eurasian Macanese.
Autora: Marisa C. Gaspar
Tradução: Roopanjali Roy
Prefácio: Allen Chun
Edição: Berghahn Books
Volume 8 – EUROPEAN ANTHROPOLOGY IN TRANSLATION
Ano: 2020
ISBN: 978-1-78920-891-7
eISBN: 978-1-78920-892-4 eBook
Publicação disponível em: https://www.berghahnbooks.com/title/GasparHeirs
[ Informação SPCE ]
“Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Primeiros Passos 1987 a 1993”
É com prazer que partilhamos convosco o livro da autoria do Prof. Doutor Bártolo Paiva Campos, sócio fundador e primeiro presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação «Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Primeiros Passos 1987 a 1993».
Link: https://drive.google.com/file/d/1xS7oSebbFFxv8TeE-viPC7o2CGRMqiQ6/view?usp=sharing