[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

Revista Lusófona de Educação – RLE 49

Link: https://tinyurl.com/3oa1xks1

 


[ Informação Le Monde diplomatique ]

Le Monde diplomatique: Número de Fevereiro nas bancas!

Pensar o futuro da saúde enfrentando problemas antigos (como os da injustiça espacial no acesos às urgências) e evitando cair em armadilhas (como as das lógicas mercantis, por exemplo na forma de encarar os custos) – artigos de Katielle Susane do Nascimento Silva, Julian Perelman e Ricardo Paes Mamede.

Pensar o que seria, em média, um rendimento adequado para uma vida digna em Portugal, de modo a compreender o grave problema que representa um salário mínimo, pensões e prestações sociais que ficam sistematicamente abaixo desse valor – artigo de José António Pereirinha.
Pensar os 3 D das presidenciais: Desigualdades, Desinformação e Demagogia, para compreender os resultados eleitorais, neste caldo de baixos rendimentos, crise económica e projectos que tudo piorariam – artigo de Carla Baptista.

Pensar a urgência de investimento na criação de empregos públicos em sectores que dariam mais sustentabilidade à economia e ao ambiente – artigo de Luís Fazendeiro.
Pensar as consequências da obstinação neoliberal do governo francês e da União Europeia que pressiona para a privatização da companhia de electricidade EDF – artigo de Anne Debregeas e David Garcia.

Pensar o futuro do Equador, colocado perante três projectos em eleições presidenciais de domingo, que serão decisivas para toda a América Latina – artigo de Guillaume Long.

Pensar as ilusões do regresso à normalidade e as paranóias que subsistem depois da eleição de Joe Biden nos Estados Unidos – artigo de Thomas Frank.

Pensar o Egipto 10 anos depois da praça Tahrir, num balanço amargo e num momento em que se perspectivam possibilidades de intervenções externas do país – artigo de Akram Belkaïd.

E muito mais, do anti-racismo em Portugal e no Brasil, entre passado colonial e emancipação necessária, até à revolta dos camponeses indianos e às condições de escravatura na produção de luvas na Malásia, passando pela questão da independência da Escócia e do ritual do mate na Argentina em tempos de pandemia.

A terminar, uma narrativa visual de Golgona Anghel: “Acrobacias do desejo”.
Boas leituras!

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1388

 


[ Informação Donizete Rodrigues ]

Divulgação de publicação

Rodrigues, Donizete & Heinen, Ingrid (2020). “Católicos, Evangélicos e Umbandistas: diversidade religiosa numa comunidade quilombola da amazônia paraense”. Revista Religare, vol. 17, nº 2, pp. 505-536. Latindex; Capes/Qualis A2

Link: https://periodicos.ufpb.br/index.php/religare/article/view/52433

 


[ Informação Alexis Romero Salazar ]

Dossier ESPACIO ABIERTO. Aspectos sociales de la pandemia

Con mucha alegría entrego el 29-4; una Co-edición Internacional con las revistas COPALA (México) y FAIA (Argentina/Colombia).
Y llegamos al número 103 en “Nueva normalidad”.

Está con acceso libre en:

HOME https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/issue/archive
DIALNET https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=12537