[ Informação Le Monde diplomatique ]

Le Monde diplomatique: Número de Julho + livro A Vida Social das Cosias nas bancas!

Na edição de Julho destacamos duas análises sobre a destruição de um edifício de direitos e a sua substituição por insegurança: Maria Clara Murteira mostra como ter-se progressivamente desligado, desde 2006, as pensões mínimas, de base contributiva, do valor do salário mínimo, resultou na sua extrema degradação; e Susana Brissos reflecte sobre a insegurança alimentar e o seu agravamento na crise austeritária e pandémica, que motiva respostas que não garantem o direito universal à alimentação adequada. No dossiê sobre o que a pandemia mostrou ter de mudar na saúde, Guadalupe Simões centra-se na articulação de políticas multissectoriais de saúde, com os Sistemas Locais de saúde, e António Rodrigues aborda o PRR na perspectiva da Reforma dos Cuidados de saúde Primários.

No internacional analisamos as razões da abstenção nas eleições regionais francesas (Benoît Bréville) e as consequências do Brexit nas duas Irlandas (Daniel Finn e Hadrien Holstein). Examinamos o novo imposto criado para as multinacionais (Alain Deneault), as tensões na esquerda latino-americana entre a crítica do extractivismo e a crítica do Estado (Maëlle Mariette e Franck Poupeau) e indagamos as razões da sobrevivência do regime sírio (Adrien Cluzet). Revisitamos a história do movimento internacional das mulheres e a forma como foram esquecidos os contributos das feministas da Europa de Leste e de África (Kristin R. Ghodsee). Publicamos um artigo de Régis Debray sobre as memórias do historiador e membro da Resistência francesa Daniel Cordier. E assinalamos o centenário do Partido Comunista Chinês com um dossiê.
Boas leituras!

Com o jornal está nas bancas o livro A Vida Social das Coisas, de Alberto Muñoz Céspedes (texto) e Tiago Albuquerque (ilustração).

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1421

 


[ Informação Comunicacao ISUP ]

Jornada Dupla de Lançamento do livro “Ir e Voltar: Sociologia de uma Colectividade Local do Noroeste Português (1977-2007)”, vol. 2

16 de julho | 16h00 | Anfiteatro 2 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

17 de julho | 15h30 | Museu Municipal de Penafiel

Nota: a entrada nos dois eventos é livre, mas sujeita, para efeitos de organização da presença física nas salas, a marcação prévia para o endereço jpereira@letras.up.pt ; sugere-se que as marcações sejam efetuadas até à véspera da realização de cada um dos eventos.

 


[ Informação SOCIUS ]

ESPAÇO PÚBLICO: “O Capital Natural, os Ecossistemas e o Valor”

Como forma de comemorar o 30º aniversário, em 2021, o SOCIUS associa-se ao jornal Público online para apresentar pesquisas em que tem estado envolvido. Uma vez por mês, investigadoras e investigadores do SOCIUS sintetizam os resultados do seu trabalho, de modo a serem conhecidos do grande público.

Estas pesquisas revelam ainda outras marcas distintivas do ISEG, que o SOCIUS partilha desde a sua origem: o entendimento da economia e da gestão como realidades complexas, a atenção aos problemas contemporâneos, a reflexão orientada para a acção, a abertura a novas maneiras de pensar e compreender o mundo.

“O Capital Natural, os Ecossistemas e o Valor”, da autoria da Professora Maria Isabel Mendes, é o sexto desta série de doze artigos.

Ler artigo em https://www.publico.pt/2021/06/30/opiniao/opiniao/capital-natural-ecossistemas-valor-1968489

“Os projetos e os negócios que colocam em risco elevado a resiliência e a sobrevivência dos ecossistemas naturais podem ser rentáveis na ótica do investidor; porém, na ótica ambiental, serão sempre negativos a curto ou a longos prazos.”

 


[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

Revista Lusófona da Educação #51

Link: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/780

 


[ Informação Edições Sílabo ]

Novidades Edições Sílabo

O Futuro da Terra Explicado a Quem Pensava Que o Compreendia
Autor: Luís M. Aires

O planeta Terra existe há cerca de 4.600 milhões de anos, e a vida que o habita suporta as variações e a inclemência do ambiente há perto de 4.000 milhões, tendo atravessado cinco conhecidas extinções em massa. O que torna a vida tão resiliente? É do futuro da espécie humana (e de outras) que este livro trata. Todas as espécies são transitórias no grande Tabuleiro da Vida. Será que podemos viciar o jogo, de modo a prolongar a nossa presença nesta gloriosa experiência cósmica?…

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-da-vida/livro/o-futuro-da-terra-explicado-a-quem-pensava-que-o-compreendia

Excel – Macros e Aplicações
Autora: Paula Peres

Agora em 3ª edição – Revista e aumentada

Este manual auxilia o leitor na sua aprendizagem sobre os recursos avançados do Excel, em especial na interligação com o Visual Basic for Applications (VBA). Pretende acionar pistas de aplicação prática, potenciadoras de eficácia nas áreas de tratamento e manipulação de informação.

+info: https://silabo.pt/catalogo/informatica/livro/excel-macros-e-aplicacoes

Conceitos de Matemática
Autor: Luís M. Aires
Agora em 3ª edição – Revista e aumentada

A Matemática é encarada pela generalidade das pessoas como um quebra-cabeças.
Neste livro, o autor evidencia a convicção que escrever sobre matemática é um ato literário e não apenas juntar algumas frases a inúmeros símbolos mais ou menos abstratos.

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-da-vida/livro/conceitos-de-matematica

Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica
Autora: Ana Macedo

Este livro conduz o leitor ao longo de um percurso sobre o género, o sexo, a identidade de género e a orientação sexual, atravessando as barreiras da história e confrontando-nos com realidades uma vezes mais próximas outras mais distantes, mas que no seu conjunto traduzem a diversidade dos seres humanos.

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/organizacoes-de-saude/livro/identidade-de-genero-e-orientacao-sexual-na-pratica-clinica