[ Informação Edições Sílabo ]

Sessão de Apresentação do livro “Relatividade Restrita – Crónica de uma visita guiada”, de Luís Rodrigues Costa
(11 de novembro – 15h00 – Lisboa, Unisben (Rua Dr. José Baptista de Sousa, 17)

Entrada livre.

 


[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]

Apresentação pública do livro “Manual de Economia Política”, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua
(16 de novembro – 12h00 – Lisboa, ISCTE-IUL (Auditório B203)

Comentário por Ricardo Paes Mamede.

Sinopse

A ciência económica está a viver uma mutação, desafiando as tradicionais teorias sobre o equilíbrio dos mercados, que imaginam uma sociedade artificial e reduzem a racionalidade à maximização das vantagens individuais, e substituindo-as por análises de processos dinâmicos em economias reais marcadas por desigualdades de poder. A transformação da ciência resulta também da sua obrigação de compreender novas (e velhas) questões, como as crises, a economia do clima, as transformações do trabalho, o reforço do rentismo financeiro e o papel das instituições e, nomeadamente, das novas redes de comunicação.

Este manual estuda essas dimensões da vida social e, para isso, recupera a ciência como ela foi criada pelos economistas clássicos, de Adam Smith a Marx, e depois transformada pelas correntes críticas do século XX e XXI, de Keynes a Stiglitz, Nelson, Piketty e tantas outras vozes. Lendo este pluralismo, o Manual de Economia Política percorre as principais contribuições para a compreensão do nosso mundo e para a decisão económica.

 


[ Informação Edições Sílabo ]

Novidades Edições Sílabo

Matemática Zero

Autores: Filipe Carvalho, Sílvia Filipa Carvalho
Um crescente número de alunos que acede ao ensino superior sente a necessidade de recuperar ou reaprender os conceitos matemáticos basilares, indispensáveis como pré-requisitos para as novas aprendizagens com que se vão deparar. É a esta necessidade que este livro responde.

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-exatas-e-naturais/matematica/livro/matematica-zero/

Derivados e Outros Instrumentos Financeiros

Autores: José Nuno Sacadura, Carlos Manuel Pinheiro, Paulo Horta
Este livro apresenta os principais instrumentos derivados negociados nos mercados financeiros: as suas origens, fundamentos e metodologias de avaliação, incluindo exercícios práticos no final de cada capítulo, que permitem consolidar e testar os conhecimentos adquiridos. Aborda o essencial dos instrumentos derivados tradicionais (Futuros, Forwards, Opções, Swaps) e dos novos instrumentos financeiros que têm ganho popularidade juntos dos investidores, nomeadamente os Credit Default Swaps, os CFD, o Forex, os ETF e os Warrants.

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/derivados-e-outros-instrumentos-financeiros/

Manual para a Intervenção Social

Organizador: Joaquim Fialho
Este manual, ao longo dos vários capítulos, apresenta diversas estratégias de intervenção, alertando e afastando conceções comuns que conduzem a práticas erradas na intervenção social. Capacita os interventores sociais a dinamizar processos de capacitação de pessoas através de mudanças individuais ou coletivas que conduzam à sua autonomia e afirmação pessoal. É um livro dirigido a todos os agentes da intervenção social, contribuindo para que obtenham resultados e sucesso nos seus desempenhos profissionais.

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/servico-social/livro/manual-para-a-intervencao-social/

Trabalho, Emprego e Segurança Social – Vol. 2

Autora: Glória Rebelo
Este livro apresenta um conjunto de análises que vão da Sociologia Económica e das Organizações ao Direito do Trabalho, refletindo sobre o emprego em geral (criação, crise, tendências), a regulação laboral e as relações laborais em Portugal, mas também a Segurança Social. Inclui reflexões sobre alguns dos mais significativos desafios do trabalho na era digital, nomeadamente, a importância da economia digital e a indústria 4.0, a empregabilidade digital, o ensino, a formação e o trabalho ante as exigências de desenvolvimento da economia digital.

+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/livro/trabalho-emprego-e-seguranca-social-vol-2/

Human Affairs

Autor: Paulo Finuras
If you want to know what Darwin never said; why we have loss aversion feelings; whether we can smell fear; why we love conspiracy theories; the true reason for the presence of such beautiful women in automobile exhibitions; why it is so hard to act on what is going to happen; why there are more male than female writers, and why there are (much) more male than female criminals, or even why men dominate leadership and power positions; where cultures came from and, for the same reason, why there are so many cultures, then this book is for you!

+info: https://silabo.pt/catalogo/ciencias-sociais-e-humanas/sociologia/livro/human-affairs/

Mais informações em https://mailchi.mp/silabo.pt/ol-2188368?e=f9f5e0bfe7

 


[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]

“People Have the Power”: Songs of Resistance in Late Modernity – Special Issue – CIDADES, Comunidades e Territórios

A revista CIDADES, Comunidades e Territórios acaba de lançar um número especial organizado por Paula Guerra, Elizabeth Turner e Carles Feixa intitulado: “‘People Have the Power’: Songs of Resistance in Late Modernity”.

Maria Assunção Gato
Editor

Ana Rita Cruz
Deputy Editor

Mariana Leite Braga
Editorial Assistant & Copy Editor

Link: https://revistas.rcaap.pt/cct/issue/view/1322

 


[ Informação Le Monde diplomatique ]

Le Monde diplomatique: Número de Novembro nas bancas + livro “Entre imagens e sonhos”

Na edição de Novembro destacamos dois artigos sobre as escolhas que estão em causa quando se legisla sobre trabalho, como acontecerá no caso do teletrabalho, a partir das vivências da pandemia (Ana Alves da Silva e Filipe Lamelas); e também quando se “diluiu”, na proposta do Orçamento do Estado, o englobamento obrigatório dos rendimentos de capital em IRS (Alexandre Abreu). Na saúde, reflectimos sobre as articulações possíveis entre saúde pública e municípios, no quadro de planos para a alimentação e o exercício físico (Isabel do Carmo). A transformação do sector energético em Portugal e as questões que coloca à transição energética (Carla Prino), bem como o recuo civilizacional do transporte marítimo de animais vivos (Rui Garrido, Francisco Cordeiro e Luís Fazendeiro) são outros destaques desta edição.

No internacional, analisamos a COP26, “uma conferência em busca do tempo perdido”, um problema que tem responsabilidades muito desiguais e objectivos cada vez mais inatingíveis (Frédéric Durand + infografia). Analisamos o debate eleitoral francês, cada vez mais dominado pela extrema-direita (Benoît Bréville), a loucura generalizada do aumento dos preços dos combustíveis (Aurélien Bernier). No campo da justiça reflectimos sobre o tempo dos justiceiros autoproclamados (Gilles Favarel-Garrigues e Laurent Gayer) e no dos media e geopolítica sobre como seria se Assange se chamasse Navalny (Serge Halimi e Pierre Rimbert)… A habitual volta ao mundo vai, este mês, até à Nicarágua, à beira de eleições sem oposição (Gabriel Hetland), até à Guiné Equatorial, essa ditadura esquecida (Jean-Christophe Servant), até aos Estados Unidos, cuja saída do Afeganistão não é bem um abandono do belicismo (Gilbert Achar) e muito mais…

Com o jornal está nas bancas o livroEntre imagens e sonhos. A Guerra de Libertação na Guiné-Bissau, de Catarina Laranjeiro (https://livrosoutromodo.com/).

Índice de artigos em https://pt.mondediplo.com/spip.php?article1440

 


[ Informação SOCIUS ]

ESPAÇO PÚBLICO: “Educação: novos ou velhos desafios?”

Como forma de comemorar o 30º aniversário, em 2021, o SOCIUS associa-se ao jornal Público online para apresentar pesquisas em que tem estado envolvido. Uma vez por mês, investigadoras e investigadores do SOCIUS sintetizam os resultados do seu trabalho, de modo a serem conhecidos do grande público.

Estas pesquisas revelam ainda outras marcas distintivas do ISEG, que o SOCIUS partilha desde a sua origem: o entendimento da economia e da gestão como realidades complexas, a atenção aos problemas contemporâneos, a reflexão orientada para a acção, a abertura a novas maneiras de pensar e compreender o mundo.

“Educação: novos ou velhos desafios?”

Da autoria da Investigadora do SOCIUS Professora Margarida Chagas Lopes, é o décimo desta série de doze artigos.
Leia o artigo em https://www.publico.pt/2021/10/28/opiniao/opiniao/educacao-novos-velhos-desafios-1982732