[ Informação Donizete Rodrigues, FCSH-UNL ]
Divulgação
Mais um resultado do Projeto “Estudo sociológico e antropológico de expressões religiosas e identidades na Amazônia” (Universidade do Estado do Pará e CRIA-Universidade Nova de Lisboa).
Oliveira, Liliane Costa de & Rodrigues, Donizete (2023). “Amazônia, terra de avivamento religioso: o caso do pentecostalismo”. NORUS-Novos Rumos Sociológicos. Dossiê: Sociedade amazônica: processos, relações e singularidades, vol. 10, nº 17, pp. 112-133.
Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/23145/14645
[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]
“Sem corpo”, artigo de Fernando Bessa Ribeiro no N.º 1 da Revista SuperNova
Fernando Bessa Ribeiro, investigador CICS.NOVA.UMinho, publicou recentemente um artigo intitulado “Sem corpo” no N.º1 da Revista SuperNova, revista editada pela Escola Artística Soares dos Reis (EASR) e Edições Afrontamento, dirigida por Fernando Matos Rodrigues, também ele investigador CICS.NOVA.UMinho. A publicação (fanzine) afirma-se como “uma pequena ‘obra’ aberta à palavra, à imagem e à impressão gráfica sobre o tema do corpo, do lugar e do habitar”. Assim, são convocados saberes diversos, mobilizando contributos de fotógrafos, arquitetos, escultores, designers, físicos e sociólogos com o intuito de “pensar o corpo”.
“Sem corpo” discute a possibilidade de um “futuro pós-humano”, uma vez que “a pandemia mostrou que a sociedade pode funcionar dispensando parte significativa dos contactos físicos entre os indivíduos”. Com ela perspetiva-se novas configurações corporais, incluindo “a desencarnação do indivíduo vivo e, mais ainda, a própria superação da condição humana”.
Este primeiro número conta ainda com contributos de Mónica Oliveira, Orfeo Bertolami, Mafalda Matos, Tomás Guedes, Cerejeira Fontes, archit., Cristina Senatore, Fernando Matos Rodrigues e Helena Medeiros, estando disponível nas principais livrarias do país.
[ Informação Domingos Vaz ]
Novo livro | “Cidades, escalas e transações”
“Cidades, escalas e transações” é o novo livro da coleção Navegar é Preciso da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre as Desigualdades, editado pela Húmus e organizado por Antônio Dimas Cardoso, Prof. da Universidade UNIMONTES (Brasil) e Domingos Vaz, investigador integrado do CICS.NOVA. As análises das cidades apresentadas abordam como diferentes tipos de atores se envolvem em diferentes modalidades de transação social associadas a diferentes tipologias de espaço analisadas: espaços singulares de exercício da vida quotidiana; o bairro, enquanto lugar para definição de estratégias entre diferentes níveis de possibilidades e de constrangimentos; as cidades, indexadas a diferentes dimensões (pequena, média, global), percebidas a partir de diferentes funcionalidades (planeamento regional, exercício da cidadania, construção de políticas sociais, funções intersticiais entre territórios diferenciados), recursos (turismo e lazer, tecnologias de comunicação, posições num determinado sistema de produção e de trocas) e modos de apropriação (a vida noturna, estratégias de dissimulação ou construção de modelos culturais ou de modos de vida).
Mais informações em https://edicoeshumus.pt//index.php?route=product/product&path=224_239&product_id=1445
[ Informação Asociación Venezolana de Sociología ]
En circulación ESPACIO ABIERTO 31, 3. (julio-sept. 2022) 110 publicados
Con mucha alegría comparto el vol. 31, nº 3 (julio-septiembre 2022) 110 de ESPACIO ABIERTO Cuaderno Venezolano de Sociología que está disponible con acceso libre en:
HOME: https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/espacio
REDALYC: https://www.redalyc.org/revista.oa?id=122&tipo=coleccion
DIALNET: https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=12537
Y te invito a visitar nuestra Asociación Venezolana de Sociología AVS: https://asociacionvenezolanadesociologia.org/
https://www.facebook.com/asociacionvenezolanadesociologia/