[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]
NOVO NÚMERO | Working Papers ComTextos | N.º 8, 2023 | “Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação”
Já se encontra disponível on-line o novo Working Paper ComTextos [N.º 8, 2023, DOI 10.21814/1822.83476], intitulado Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação. O paper é da autoria de Eduardo Faria (Universidade do Minho) e José Gabriel Andrade (Universidade Católica Portuguesa e Universidade do Minho).
“Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação”
O Working Paper pode ser consultado no site oficial do CICS.NOVA.UMinho e no RepositoriUM.
Mais informações em http://cics.uminho.pt/?page_id=2933&lang=pt