[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Lançamento do Livro “Repressão Estudantil e Ação Psicológica no Final do Estado Novo. A história desconhecida do CDI (1966-1974)”, de António Teodoro
(28 de junho – 16h00 – Lisboa, Auditório José Araújo da Universidade Lusófona)
O livro será apresentado pela Doutora Irene Flunser Pimentel, Investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL).
[ Informação SOCIUS ]
Nova Publicação > “O Direito das Crianças à Cidade. Estudos sobre as cidades de Lisboa e do Porto”
Co-organizado por Eunice Castro Seixas (SOCIUS/ISEG-ULisboa), Paulo Castro Seixas (ISCSP-ULisboa) e João Teixeira Lopes (FLUP-U. Porto).
Nesta obra, os investigadores e investigadoras do projeto de investigação do SOCIUS, CRiCity – As crianças e o seu direito à cidade: combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças*, apresentam alguns dos estudos realizados nas cidades (e áreas metropolitanas) de Lisboa e do Porto, com vista a analisar o direito das crianças à cidade a partir de múltiplas perspetivas (estudos da infância; estudos urbanos; políticas públicas; sustentabilidade e educação) e tendo como foco os espaços públicos urbanos, com particular relevo para os espaços verdes.
Os textos apresentados neste Livro são o resultado dos trabalhos desenvolvidos num contexto pautado por grandes disrupções e incertezas, designadamente pela crise pandémica, que trouxe também novas questões e desafios à investigação social, gerando importantes transformações nos espaços públicos urbanos.
Pretende-se contribuir para a acumulação crítica de conhecimento científico nos estudos sobre crianças e os seus modos de relação com o espaço, pensando-as na sua singularidade (a infância), mas também no sistema de desigualdades sociais em que se inserem (classe, género, etnia, território)e que as pluralizam e, frequentemente, estigmatizam.
Esta publicação encontra-se disponível em livre acesso em https://www.mundossociais.com/livro/o-direito-das-criancas-a-cidade/133