[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]
Lançamento do livro “Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico”
(27 de setembro – 17h00 – Porto, Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
Com a presença dos organizadores: Christian Dunker, Vladimir Safatle & Nelson da Siva Jr.
Estamos em 2023, e, ainda que com resistência, o neoliberalismo estabeleceu-se inquestionavelmente enquanto projeto político global. A implementação da austeridade fiscal e da redução calculada do estado disseminou-se mundialmente, desde Margaret Thatcher até Ronald Reagan. Esta doutrina fundamenta-se na grande experiência chilena do ditador Augusto Pinochet, que levou a cabo a empresarialização de todos os setores sociais do País, incluindo a cultura, as universidades e os fundos de pensão associados às políticas ecológica e militar.
Para que se compreenda melhor o desenvolvimento deste Neoliberalismo de hoje, é necessário construir uma arqueologia do sujeito moral na economia a partir dos ideólogos da base da teoria liberal, que cimentaram o solo para as circunstâncias atuais.
Este livro é uma síntese da produção de investigação do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (USP), e pretende fornecer uma base desta componente teórica liberal através de uma história do problema, que vai da escola austríaca às transformações da Escola de Chicago para, assim, dar conta de que maneira o projeto neoliberal cria e fixa socialmente (e com eficiência) uma nova política para o sofrimento psíquico, manipulando a degradação da saúde mental como uma astuta forma de sujeição social.
Apresentação do livro “O Direito das Crianças à Cidade”
(18 de outubro – 18h00 – Porto, Sala de Reuniões 1 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
No dia 18 de outubro, pelas 18h, na Sala de Reuniões 1, é apresentado o livro organizado por Eunice Castro Seixas, Paulo Castro Seixas e João Teixeira Lopes.
Nesta obra, os investigadores e investigadoras do Projeto CRiCity — As crianças e o seu direito à cidade: combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças (PTDC/SOC-SOC/30415/2017) apresentam alguns dos estudos realizados nas cidades (e áreas metropolitanas) de Lisboa e do Porto, com vista a analisar o direito das crianças à cidade a partir de múltiplas perspetivas (estudos da infância; estudos urbanos; políticas públicas; sustentabilidade e educação) e tendo como foco os espaços públicos urbanos, com particular relevo para os espaços verdes. Os textos aqui apresentados são o resultado dos trabalhos desenvolvidos num contexto pautado por grandes disrupções e incertezas, designadamente pela crise pandémica, que trouxe também novas questões e desafios à investigação social, gerando importantes transformações nos espaços públicos urbanos. Pretende-se contribuir para a acumulação crítica de conhecimento científico nos estudos sobre crianças e os seus modos de relação com o espaço, pensando-as na sua singularidade (a infância), mas também no sistema de desigualdades sociais em que se inserem (classe, género, etnia, território)e que as pluralizam e, frequentemente, estigmatizam.
A apresentação do livro estará a cargo de Inês Barbosa (IS-UP) e Maria José Araújo (ESE – IPP).
[ Informação FPCEUP | CIIE Comunicação ]
Divulgação | Livro “Um lugar para chamar de seu”, de Maria de Fatima Ginicolo
Maria de Fatima Ginicolo, bolseira de doutoramento do CIIE e estudante do PDCE-Programa Doutoral de Ciências da Educação da FPCEUP, publicou a sua tese de mestrado num livro que integra a Coleção Teses do Observatório das Migrações do Alto Comissariado para as Migrações: https://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om/colecao-teses
“A Coleção Teses do Observatório das Migrações, lançada em 2005, pretende divulgar Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento, de reconhecido interesse, sobre migrações e diálogo intercultural em Portugal, que dificilmente de outra forma chegariam ao grande público.”
O sumário está disponível em https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/179891/Resumo+Tese+56.pdf/e283281d-0f71-486d-b1ed-4fce6664155a
O estudo está disponível em https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/179891/Tese+OM+56.pdf/3b64c368-2b0d-4cea-aeca-d7f8805453d0
[ Informações Edições Sílabo ]
Novidades Edições Sílabo
Mercados Financeiros – Emoção e Razão
Autores: Emanuel Leão, Ricardo Barradas
Nos mercados financeiros, o preço de um título na bolsa de valores é determinado pelas forças da procura e da oferta desse título. Estas forças resultam de uma mistura de motivações racionais e irracionais. Este livro não é, como nenhum outro, um guia infalível para a obtenção de riqueza imediata, uma vez que os mercados financeiros são complexos e estão sujeitos a uma infinidade de variáveis, no entanto pode o leitor, depois de o ler, sentir-se mais preparado para tomar decisões informadas e conscientes e que reflitam tanto a sua intuição como o seu conhecimento.
+info: https://silabo.pt/catalogo/gestao-organizacional/financas/livro/mercados-financeiros-emocao-e-razao/
Negociação – Fundamentos, Competências e Prática
Autor: Eduardo Simões
Este é um guia para profissionais e uma fonte útil de sistematização do conhecimento sobre negociação. Três motivos para o ler:
(1) Oferece orientações práticas fundamentadas em conhecimento científico actualizado, apresentadas de forma clara (2) Aborda áreas frequentemente negligenciadas, mas de extrema importância: negociação em grupo e entre equipas, negociação intercultural e negociação online (3) Apresenta procedimentos e técnicas de forma sistemática, com exemplos e casos reais.
Consolidação de Contas de Grupos Públicos
Autores: Rita Silva (coordenadora), Maria da Conceição Marques, Rui Pais de Almeida
Este livro teórico e prático, é dedicado à preparação das demonstrações financeiras consolidadas das entidades subordinadas ao normativo SNC-AP. Será um valioso recurso de apoio para os leitores que pretendam entender e compreender o enquadramento normativo e toda a dinâmica da consolidação de contas de grupos na esfera pública. Ilustrado com casos práticos que simulam situações muito próximas da realidade.
[ Informação Science&You 2021 ]
Science&You 2021 / Keynotes & talks proceedings are published!
For Science&You 2021, the motto ‘taking a step back to move forward’ was chosen. Why did we come up with this idea? We took this phrase to be an invitation for a moment of reflection when the field of science communication is booming, to hold our momentum and to observe and think about what is going on in the field. This book is structured to examine and elaborate on challenges in science communication.