[ Informação do autor ]
Etnografia dos Açores | ebook 1: “A cultura baleeira no Museu do Pico (Açores)”, de José Carlos Garcia
Conforme previsto, venho comunicar o lançamento do primeiro ebook da coleção ‘Etnografia dos Açores’ – Projetos de pesquisa e editoriais.
“Aborda as representações expositivas, a comunicação e a gestão patrimonial da cultura nos polos baleeiros do Museu Regional do Pico, tendo por base questões metodológicas e concetuais, a análise interpretativa e formas de resolução, no âmbito das quais se adotam conceitos e perspetivas nos campos da antropologia das técnicas, da antropologia marítima e da antropologia baleeira” (Nota prévia).
“A indústria baleeira dos Açores (1848-1984) configurou um complexo cultural de elementos, práticas, ideias, crenças, regulamentos e instituições, adotando sistemas e processos organizativos e técnicos para o desenvolvimento económico em contextos ecológicos e sociais insulares e arquipelágicos. No espaço-tempo, as atividades de pesca e de transformação comercial da baleia foram organizadas sob a forma de manufatura itinerante (1848-1888) e, através de fases sedentarizadas, sob a forma de manufatura (1851-) e de indústria fabril (1937-). Após 1984, com a paralisação do sistema produtivo, a baleação transformou-se numa atividade-memória, objeto de processos lúdicos, patrimoniais, museológicos e turísticos, nos diferentes espaços antropológicos” (texto da contracapa).
O ebook pode ser acedido, gratuitamente, nos seguintes sítios da Internet:
Etnografia dos Açores: https://sites.google.com/view/etnografia-dos-acores/p%C3%A1gina-inicial
Ebook: https://issuu.com/josegarcia629/docs/ebook
O ebook também poderá ser remetido no formato PDF, de acordo com determinadas condições. Para o efeito, o pedido deve ser feito para este endereço de correio eletrónico.