[ Informação Edições Fora de Jogo ]
Edições Fora de Jogo | Livro “Um Louco”, de Leslie Kaplan
(26 de outubro – 18h00 – Almada, Teatro Municipal Joaquim Benite
A política é um assunto sério. Às vezes presta-se ao riso. E nós estávamos a viver um momento estranho, depois de um impostor ter usurpado o lugar, o papel, a figura, a imagem do Presidente da República. Ao fazê-lo, o impostor dá origem a um movimento que ganha dimensão nacional. Todos se apropriam da imagem do presidente. Basta vestir o figurino e usar da palavra. Acções, intervenções, novos partidos políticos, graffiti… Até os alunos da primária se envolvem e também eles escrevem nas paredes!
Leslie Kaplan propõe desta forma uma nova fábula política, na esteira da obra antecedente, Désordre (2019). Um texto muito sério e muito divertido, que parte da realidade francesa, mas discorre, na verdade, sobre a loucura do mundo em que vivemos.
No dia 26 de outubro, às 18:00 no foyer do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, realiza-se uma sessão de lançamento do livro, com a presença da autora.
Mais informações em https://campaign-statistics.com/browser_preview/epjEmp-wVx7GZz-N8vcD
[ Informação Vanessa Cunha, ICS-ULisboa ]
Lançamento do livro “Portugal Social em Mudança – 50 anos do 25 de Abril”
(28 de outubro – 17h00 – Lisboa, Sala Maria de Sousa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)
O lançamento do livro Portugal Social em Mudança – 50 anos do 25 de Abril acontece no dia 28 de outubro, no âmbito do encerramento da exposição “A paz, o pão, a habitação…”: Valores de Abril em autocolantes.
António Costa Pinto (ICS-ULisboa) e Maria João Valente (NOVA FCSH-IPRI) comentam este quinto número do Portugal Social em Mudança, uma publicação regular do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa que tem por objetivo disponibilizar informação sobre questões sociais numa ótica comparada e longitudinal. Os vários temas selecionados procuram situar Portugal em contextos mais amplos, de um ponto de vista tanto geográfico como temporal, a partir de indicadores objetivos (estatísticos) e subjetivos (perceções, opiniões) relativos a diferentes facetas da realidade social.
O debate será moderado por Sofia Branco, da Agência Lusa.
A série completa Portugal Social em Mudança está disponível para download no site do ICS-ULisboa em https://www.ics.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/portugal-social
Na Sala Maria de Sousa, a partir das 17h.
[ Informação ICS-ULisboa | Imprensa de Ciências Sociais Divulgação ]
Imprensa de Ciências Sociais Divulgação | Novidade – Setembro 2024
Livro “Trabalho Artístico”
Coordenador: Vera Borges e Cícero Roberto Pereira
Edição Imprensa de Ciências Sociais – ISBN 978-972-671-790-4 – Código de barras 9 789726 717904 – Dep.Legal 534942/24
Sinopse
Esta publicação inscreve-se nos estudos da sociologia da cultura e do trabalho artístico. Entrelaça as metodologias quantitativas – inquérito por questionário, com análises estatísticas descritivas e inferenciais – com as qualitativas – entrevistas aprofundadas e snapshots – e a triangulação de dados. O vasto conjunto de artistas que participaram no estudo e os indicadores estruturantes reunidos possibilitam-nos reflexões aprofundadas sobre a relevância social e artística dos programas das bolsas e apoios às artes da Fundação Calouste Gulbenkian.
«Acreditamos que este estudo contribuirá significativamente para uma melhor compreensão das dinâmicas do meio artístico, do seu funcionamento, dos seus pontos fortes e das suas fragilidades, assim como para o reconhecimento do impacto que os apoios da Fundação Gulbenkian têm tido no fortalecimento do panorama artístico português.»
Nota biográfica
Vera Borges, doutorada em Sociologia (EHESS e FCSH-UL, 2005), é investigadora no CIES-ISCTE e professora auxiliar convidada no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Especialista na área temática das artes e da cultura, profissões, organizações e mercados de trabalho artístico, tem dirigido e participado em inúmeros estudos e projetos da Direção Geral das Artes, Ministério da Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian, FCT e Ordem dos Arquitetos, sobre as instituições culturais, tipos e modalidades de trabalho artístico, espaços e redes de programação cultural, arquivos de teatro, os públicos da cultura e as políticas públicas para a cultura, em Portugal e na Europa.
Cícero Roberto Pereira é doutorado em Psicologia Social pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL, 2007), é investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem liderado uma linha de pesquisa sobre as dinâmicas sociopsicológicas da discriminação contra grupos minoritários em sociedades formalmente democráticas, utilizando desenhos de pesquisa multi-metodológicos e modelos avançados de análise de dados quantitativos. A sua pesquisa atual abrange tópicos como as ideologias coloniais e pós-coloniais, o efeito do «complexo de vira-lata», o enviesamento intergrupal no investimento de tempo e o processo de comparação social no bem-estar de grupos sociais desfavorecidos.