[ Informação Bruno Dionísio]
Lançamento do livro: “Sessenta Anos de Sociologia em Évora (1964-2024): herança, desenvolvimento e perspectivas”
24 de outubro – 16h00 – Évora, Auditório Nobre da Universidade de Évora
A ser lançado por ocasião da Sessão Evocativa dos 60 anos de Sociologia em Évora, este livro, organizado por Maria Manuel Serrano, Rosalina Pisco Costa e Bruno Dionísio, reúne textos de antigos e atuais docentes do curso de sociologia em Évora, a partir das suas experiências diversificadas de docência, investigação e extensão à comunidade, mas também das perspetivas que se colocam perante um futuro em aberto. Publicado pelas Edições Húmus, a apresentação do livro estará a cargo de Paulo Peixoto e de Bruno Dionísio, numa cerimónia moderada por Ema Pires.
Mais informações em https://www.uevora.pt/ue-media/agenda?item=41328
[ Informação Ana Delicado, ICS-ULisboa ]
Lançamento do livro “Portugal Social em Mudança – 50 anos do 25 de Abril”
(28 de outubro – 17h00 – Lisboa, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa [Sala Maria de Sousa])
O lançamento do livro Portugal Social em Mudança – 50 anos do 25 de Abril acontece no dia 28 de outubro, no âmbito do encerramento da exposição “A paz, o pão, a habitação…”: Valores de Abril em autocolantes.
António Costa Pinto (ICS-ULisboa) e Maria João Valente (NOVA FCSH-IPRI) comentam este quinto número do Portugal Social em Mudança, uma publicação regular do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa que tem por objetivo disponibilizar informação sobre questões sociais numa ótica comparada e longitudinal. Os vários temas selecionados procuram situar Portugal em contextos mais amplos, de um ponto de vista tanto geográfico como temporal, a partir de indicadores objetivos (estatísticos) e subjetivos (perceções, opiniões) relativos a diferentes facetas da realidade social.
O debate será moderado por Sofia Branco, da Agência Lusa.
A série completa Portugal Social em Mudança está disponível para download no site do ICS-ULisboa em https://www.ics.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/portugal-social
Na Sala Maria de Sousa, a partir das 17h.
[ Informação Alexis Romero Salazar ]
Disponible ESPACIO ABIERTO 33, 4 (octubre-diciembre 2024)
Es muy grato anunciar la salida del vol. 33, nº 2 (abril-junio 2024) número 117, de Espacio Abierto, Cuaderno Venezolano de Sociología.
Con la hermosa obra de JULIO ARRAGA, un clásico de la pintura zuliana, adornando la portada.
Disponible: https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/espacio/issue/view/3970
[ Informação Imprensa de Ciências Sociais Divulgação ]
Imprensa de Ciências Sociais | Novidade – Outubro 2024
“A revolução a que se pode ir de carro”, de Rita Luis
EDIÇÃO Imprensa de Ciências Sociais – ISBN 978-972-671-788-1 – C. DE BARRAS 9 789726 717829 – DEP. LEGAL 535777/24
Sinopse
Este livro analisa a receção e o processo de construção da Revolução de 25 de Abril de 1974 pelos media espanhóis e internacionais. Original nos seus propósitos e minucioso na análise dos meios através dos quais a visão da Revolução portuguesa foi construída em Espanha, o trabalho de Rita Luís evidencia a importância do exemplo português na discussão sobre o processo de transição espanhol.
Ao destacar não só a visão dos media espanhóis, mas também como estes se inserem em redes transnacionais de produção e circulação de informação, este livro encontra-se na vanguarda da «internacionalização» dos estudos sobre a Revolução portuguesa, até agora sobretudo de enfoque nacional. A Revolução a que se Pode Ir de Carro constitui, sem dúvida, um marco importante para a historiografia sobre as transições políticas em Portugal e Espanha.
PEDRO RAMOS PINTO, Universidade de Cambridge
Nota biográfica
RITA LUÍS é investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e no Laboratório Associado IN2PAST, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O seu trabalho centra-se na história dos media, censura e transferências culturais no contexto ibérico. Atualmente, desenvolve um projeto individual sobre o quotidiano da censura ibérica. Entre 2022 e 2024, foi investigadora responsável de um projeto coletivo, também financiado pela FCT. Editou, em 2024, Por enquanto, o Povo Unido ainda não Foi Vencido. Crónicas 1974-1975 (Tinta-da-china), uma antologia de crónicas do escritor Manuel Vázquez Montalbán dedicadas à análise do processo revolucionário em Portugal. O livro A Revolução a que se Pode Ir de Carro. Portugal, Espanha e os media (1974-1975) resulta da sua tese de doutoramento, defendida em 2015 na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona.