[ Informação do autor ]
Lançamento do livro “DIREITO AO MUNDO DA VIDA – Esboços teóricos para políticas amplas”, de Renato Miguel do Carmo
(15 de novembro – 18h00 – Lisboa, Casa do Comum [Rua da Rosa, 285])
Apresentação: Francisco Louçã e Sofia Aboim.
Depois de coordenar uma trilogia dedicada a problemas específicos do mundo do trabalho em Portugal, Direito ao Mundo da Vida é uma leitura sociológica sobre algumas das persistentes «misérias» sociais que afectam a vida de todos os dias e que, simultaneamente, alimentam os múltiplos ressentimentos que proliferam na contemporaneidade.
A partir de seis temas principais — mercados, desigualdades, trabalho, tempo, territórios e morte —, o livro explora recortes teóricos e analíticos sobre o modo como agimos e experienciamos o mundo, mas procura sobretudo delinear caminhos de transformação social que permitam dar o salto para políticas de acção sobre o estado do mundo. Este percurso culmina com a necessidade de construção colectiva de um movimento que enfrente as continuadas e poderosas investidas da liberalização e da mercadorização nas sociedades. Traçam‑se assim esboços teóricos necessariamente incompletos, mas suficientemente consistentes, para inscrever as políticas de protecção e de emancipação no espaço‑tempo das cidades e de outros territórios.
Mais informações em https://tintadachina.pt/produto/direito_ao_mundo_da_vida/
[ Informação FDUP ]
Cadernos de Investigação do CIJ
O Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ) divulga que já se encontra disponível online, em acesso aberto, o n.º 7 dos Cadernos de Investigação do CIJ/CIJ Research Papers.
Este número conta com um artigo de Graça Enes (Professora Associada da FDUP | Investigadora Integrada do CIJ), com o título “A INVESTIGAÇÃO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. DESAFIOS ÉTICOS E JURÍDICOS”.
Poderá ser consultado, aqui: https://cij.up.pt/pt/client/skins/geral.php?id=1877&share=true