[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Livro “Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: As políticas educativas entre mudanças e continuidades” (disponível em acesso aberto)
Já se encontra disponível em acesso aberto, o livro Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: as políticas educativas entre mudanças e continuidades.
No dia 25 de julho de 1973 o Diário do Governo publicava o texto da Lei 5/73, que aprovava “as bases a que deve obedecer a reforma do sistema educativo”, o fruto principal de um processo iniciado em janeiro de 1971 com a apresentação de dois documentos, Projeto de Sistema Escolar e Linhas Gerais de Reforma do Ensino Superior.
Os documentos divulgados em comunicação ao País de 6 de janeiro de 1971 pelo então jovem Ministro da Educação Nacional, José Veiga Simão, apresentavam a ossatura do seu projeto reformador: fomento da educação pré-escolar, prolongamento da escolaridade obrigatória, reconversão do ensino secundário, expansão e diversificação do ensino superior. Mas a comunicação apelava para um inédito debate público, no contexto de um regime ditatorial, onde a liberdade de opinião e de associação estava seriamente coartada.
O presente livro decorre do Colóquio Nos 50 Anos da Reforma Veiga Simão: a política educativa entre mudanças e continuidades, que revisitou esse momento marcante da história da educação em Portugal, e que foi organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona (ULusófona), e a Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP).
Aceda ao livro em acesso aberto em https://mkt.ceied.ulusofona.pt/go/cd5-5-d1e12b91934d7-3-093300a20a8fd0b3d7ae0faf91c07-e2e4F90emta3e7WeaQa
[ Informação Observatório Social de Vila Nova de Gaia ]
Newsletter 16 Observatório Social de Gaia | “Vulnerabilidades Sociais na Infância e Juventude em Vila Nova de Gaia”
Na sua 16.ª newsletter, intitulada “Vulnerabilidades Sociais na Infância e Juventude em Vila Nova de Gaia”, o Observatório Social de Gaia analisa a atuação dos mecanismos e estruturas que, no concelho, promovem a proteção de crianças e jovens expostos a contextos que ameaçam o seu desejável desenvolvimento equilibrado, saudável e integral. São analisados dados das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), das Casas de Acolhimento Residencial (CAR), e dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP).
O Observatório Social de Gaia resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Departamento e Instituto de Sociologia).
Link: https://www.cm-gaia.pt/fotos/editor2/acao_social/observatorio_social/nl_osg_16_web.pdf