[ Informação do autor ]

Lançamento do Ensaio: “Repensando Agência e Estrutura: a perspectiva fractal do Princípio de Publicidade”

Acaba de ser lançado o livro eletrónico “Repensando Agência e Estrutura: a perspectiva fractal do Princípio de Publicidade” (2025) da autoria de Samuel Mateus, publicado pela Editora Pimenta Cultural (https://doi.org/10.31560/pimentacultural/978-85-7221-313-4.)

Resumo

O ensaio defende que o princípio de publicidade opera como mediador simbólico essencial da transitividade entre o singular (indivíduo) e o plural (sociedade). Ele apresenta uma análise do debate entre agência e estrutura desenvolvendo um modelo teórico que procura superar as limitações do individualismo e holismo metodológicos através do conceito “dualismo relacionista”.

A originalidade da obra reside na sua articulação entre o princípio de publicidade e a natureza fractal da realidade social, estabelecendo um modelo onde a sociedade emerge das configurações de interdependências complexas entre indivíduos, sem que nenhum dos polos seja reduzido ao outro. O livro introduz a “fractalidade social”, noção que permite compreender como os fenómenos sociais complexos apresentam propriedades semelhantes em diferentes escalas, desafiando as fronteiras convencionais entre a micro e a macrosociologia.

A arquitetura conceptual interliga contribuições de autores como Tarde, Simmel, Bourdieu e Deleuze numa síntese teórica inesperada que cruza abordagens e conceitos tão distintos como habitus, neo-monadologia, rizoma e emergência.

A quem interessa

Para as Ciências da Comunicação, a obra oferece uma base teórica sofisticada para compreender como os processos comunicativos medeiam a transitividade social e contribuem para a coesão simbólica.

· Alinhada com a Nova Teoria da Publicidade, apresenta uma formulação do princípio de publicidade como processo comunicativo central na constituição social;

· Contribui para a compreensão da comunicação e da publicidade como elementos de troca simbólica generalizada mediadores entre a micro e macro-sociologia;

· Propõe uma abordagem que integra as dimensões comunicativas na construção da realidade social;

Para a Sociologia, proporciona um modelo integrador que supera as tradicionais dicotomias analíticas, oferecendo novos horizontes para a compreensão dos processos sociais contemporâneos.

· Contribui para o debate fundamental sobre agência e estrutura com um modelo alternativo ao objetivismo e ao subjetivismo;

· Desenvolve um quadro teórico que integra perspectivas de autores clássicos e contemporâneos como Tarde, Elias, Bourdieu; Giddens ou Simmel;

· Introduz o conceito de fractalidade social como ferramenta analítica para compreender a estratificação da realidade social;

O livro está disponível para acesso gratuito através do link: https://www.pimentacultural.com/livro/repensando-agencia-estrutura/

Sobre o autor

Samuel Mateus é Professor Auxiliar na Universidade da Madeira, Diretor do 1º ciclo em Comunicação, Cultura e Organizações e Investigador no Labcom. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, dedica-se às áreas da retórica, análise do discurso, comunicação política e teoria da comunicação. É autor da Nova Teoria da Publicidade e de várias obras, incluindo “Tele-realidade: o princípio de publicidade mediatizado” (2013), “Introdução à Retórica no Séc. XXI” (2018), “Discurso Mediático” (2021), e “O Fim da Esfera Pública e a Nova Teoria da Publicidade: Lições de Comunicação Política” (2024).

A obra fica disponível para ser recenseada, caso haja interesse da comunidade académica.

 


[ Informação Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa ]

Le Monde Diplomatique – Edição Portuguesa | Número de Março nas bancas e online !

Link: https://pt.mondediplo.com/2025/03/