[ Informação do autor ]

Lançamento do livro “Os Demónios da Nossa Natureza- Porque é que o autoritarismo é natural e a democracia não?”, de Paulo Finuras
(22 de abril – 18h30 – Lisboa, FNAC Colombo)

Apresentação: António Nogueira Leite /Nova SBE), Gonçalo Ribeiro Telles (Comentador Político), João Paulo Jeijoo (Autónoma Online) e José Filipe Pinto (Prof.Ciência Política).
O livro é dedicado ao nosso colega André Freire.

 


[ Informação EAPN Portugal / Armandina Heleno ]

E-book Urbanismo e Mobilidade vol II | Infografia sobre Migrações | Poverty Watch 2024

A EAPN Portugal divulga três publicações recentemente editadas:

Urbanismo e Mobilidade vol. II. Este é o 2º volume  de um conjunto de e-books cujo objetivo é analisar as formas como as áreas do urbanismo e mobilidade se relacionam com situações de pobreza e exclusão social.

Pretendemos demonstrar que investir em boas práticas de urbanismo e de mobilidade é um meio de combate à pobreza e à exclusão social. O planeamento urbano, mais especificamente, o planeamento do uso do solo, dos meios de mobilidade e das acessibilidades têm efeitos muito relevantes na qualidade de vida de todos os seus residentes. E este planeamento pode constituir um meio promotor de maior justiça social.

Pode aceder a esta publicação em: https://www.eapn.pt/centro-de-documentacao/e-book-urbanismo-e-mobilidade-volume-2/

Infografia sobre Migrações, produzida pelo Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza da EAPN Portugal que apresenta uma análise detalhada sobre os alunos filhos de pais estrangeiros matriculados nas escolas públicas de ensino não superior em Portugal Continental, com base nos dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes ao ano letivo 2022/2023.

Através de uma abordagem clara e acessível, a infografia revela:

· A crescente presença destes alunos no sistema educativo (mais de 179 mil, correspondendo a 16% do total de matriculados);

· A sua distribuição geográfica por regiões NUTS III, com destaque para o Algarve, Grande Lisboa e Península de Setúbal;

· Os desafios que enfrentam em termos de sucesso escolar, taxas de retenção e abandono;

· O aumento significativo na frequência da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM);

· A realidade socioeconómica destes alunos, refletida na elevada percentagem de beneficiários da Ação Social Escolar.

Este retrato estatístico pretende informar, sensibilizar e apoiar a definição de políticas públicas mais justas e inclusivas, garantindo igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens, independentemente da origem dos seus pais.

Infografia sobre Migrações, aceda em: https://www.eapn.pt/centro-de-documentacao/migracao-factos-e-numeros-2025/

A EAPN Europa apresentou recentemente, em Bruxelas ,o relatório europeu Poverty Watch 2024. O poverty watch europeu resulta da reflexão realizada dos relatórios nacionais e incide sobre o sistema de proteção social e as fragilidades do mesmo em termos de proteção às pessoas mais vulneráveis. Alguns aspetos relevantes elencados:

O envolvimento limitado das pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social – tanto durante a conceção das políticas de proteção social como na avaliação do seu impacto.
Preocupações sobre a coerência das políticas de proteção social com os princípios básicos que regem as nossas democracias, bem como com outras políticas.
A cobertura e o financiamento dos regimes de proteção social
O número crescente de desafios que dificultam a sua função protetora, como a Quarta Revolução Industrial, as alterações climáticas, o envelhecimento, a guerra e a diminuição das democracias a nível mundial.

 


[ Informação Comunicação ISUP ]

Novos Research Briefs | “Souvenirs fotográficos da Praia de Matosinhos (Sul)” e “Postais e fotografias da Baía de Cascais”

Estão disponíveis os Novos Research Briefs: “Souvenirs fotográficos da Praia de Matosinhos (Sul)” e “Postais e fotografias da Baía de Cascais”.

Estes Research Briefs resultam do projeto de doutoramento “Ode: A Fotografia e o Imaginário Turístico da Costa Portuguesa após o 25 de Abril”, da responsabilidade de Eduardo Silva. Com objetivos de alargar à esfera pública o diálogo sobre os efeitos do turismo nas paisagens física e humana da costa portuguesa, estas duas publicações reúnem resultados de dois workshops dinamizados pelo investigador:

– souvenir: (re)fotografia e memórias da praia de Matosinhos, iniciativa acolhida pelo Museu da Memória de Matosinhos (MuMMA) em abril de 2023 e que se inspirou na exposição Matosinhos Lugar e Memória2 — à data, patente no MuMMa — que confronta as fotografias de Matosinhos em 2022 do designer Nuno Leal com as que o fotógrafo Gabriele Basilico fez à década de 1990.

– Fotografar Cascais, uma vez e muitas mais!, o qual foi acolhido pela Associação Juvenil Rota Jovem em novembro de 2023.

Disponível no banner das notícias: https://isociologia.up.pt/noticias/novos-research-briefs-souvenirs-fotograficos-da-praia-de-matosinhos-sul-e-postais-e

Disponível na página do projeto: https://isociologia.up.pt/projetos/ode-fotografia-e-o-imaginario-turistico-da-costa-portuguesa-apos-o-25-de-abril

Disponível em “recursos”: https://isociologia.up.pt/recursos