[ Informação Imprensa de Ciências Sociais Divulgação ]
Novidade – maio 25 – 2 | “Portugal e Brasil em Mudança (1808-1822)”, de José Luís Cardoso
Portugal e Brasil em Mudança (1808-1822)
Autor(es): José Luís Cardoso
ISBN: 978-972-671-826-0
Descrição
1808 a 1822 foram anos decisivos de mudança. O Brasil tornou-se uma nação independente. Portugal substituiu a monarquia absoluta por um regime de monarquia constitucional. A meio do percurso, em 1815, a proclamação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi uma miragem que ajudou a compreender a inevitabilidade de dois destinos separados, ainda que irmanados pela nostalgia de um império em ruínas.
Os ensaios reunidos neste livro procuram dar conta das mudanças que ocorreram nos dois lados do Atlântico ao longo do período em análise. Neles são abordados, entre outros, temas como a transferência da corte para o Brasil em 1808; a abertura dos portos brasileiros ao comércio com a Inglaterra; a ação doutrinal e política de José da Silva Lisboa e de D. Rodrigo de Sousa Coutinho; a criação do primeiro Banco do Brasil; as razões do fracasso do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves; a revolta de Gomes Freire de Andrade, em 1817; a revolução liberal portuguesa de 1820; e a construção da independência política do Brasil em 1822.
O que diferencia este livro é a perspetiva histórica de uma dupla focagem que incide sobre um mundo em mudança, em Portugal e no Brasil, para a qual a história intelectual das ideias económicas e políticas proporciona os principais nexos interpretativos.
Mais informações em https://www.ics.ulisboa.pt/livros/portugal-e-brasil-em-mudanca-1808-1822
[ Informação Blog Café com Sociologia ]
Boletim do ensino das Ciências Sociais v.5, nº 3, abril e maio de 2025
Novos artigos sobre o ensino de Sociologia
BARBOSA, Franciele Brito; FIAMENGUE, Elis Cristina. Jogos didáticos para as aulas de Sociologia: um mapeamento das produções. Revista Educação, Cultura e Sociedade, 15(1), 31-43, 2025.
https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/12654
CIGALES, Marcelo P.; BODART, Cristiano das Neves. O Ensino de Sociologia como tema de pesquisa na pós-graduação brasileira (1993-2021). Sociologias, [S. l.], v. 27, n. 64, p. e131987, 2025.
https://seer.ufrgs.br/sociologias/article/view/131987
HARLOS, Franco E. Pife Sociológico: um jogo para o ensino de Sociologia. Studies in social sciences review, 6(1), e16160, 2025.
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/sssr/article/view/16160
NEUHOLD, Roberta dos Reis; OLIVEIRA, L. Ângelo de Fraga. Perfil dos professores de Sociologia dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(1), 56-69. 2025.
https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/12593
SIEDE, IIsabelino ; CIGALES, Marcelo; SILVA, Maria Eduarda Barboza. Enseñar Sociología en Argentina: una entrevista con Isabelino Siede. Sociological Teaching, v. 3, p. 21-35, 2025.
https://sociologicalteaching.com/index.php/journal/article/view/39
SILVA, Rosimeri A. da. Ensino de sociologia. Para a formação do novo, é fundamental narrar a si. Observatório de La Economía Latinoamericana, 23(2), e9026. 2025.
https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/9026
SEVERO, Diego F. D. Ensino de Sociologia: Narrativas do cotidiano e os clássicos. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, 11(1), 01–12. 2025.
https://www.revistamissoeschs.com.br/missoes/article/view/351
PAPIM, Angelo Antonio Puzipe. O processo de reificação do professor de Sociologia nos currículos do Ensino Médio após 1996. Revista Aurora, Marília, SP, v. 18, p. e025005, 2025.
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/16976
VITÓRIA, Nívia G. Grothe; et al. Identidade profissional docente na prática da disciplina de sociologia . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e782, 2025.
https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e782
[ Informação Comunicação ISUP ]
Bourdieu e os seus livros: exercícios práticos de leitura | Edições IS-UP
Organização: Virgílio Borges Pereira
IS-Instituto de Sociologia U.Porto, U.Porto Press, 2025
Bourdieu e os Seus Livros: Exercícios práticos de leitura é o resultado de um ciclo de debates dedicado à obra sociológica de Pierre Bourdieu levado a cabo durante mais de um ano, por ocasião do vigésimo aniversário da sua morte, no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Privilegiando a referência fundamental constituída pelos livros, de diferente formato e alcance, redigidos por Pierre Bourdieu ao longo da sua extensa e intensa vida sociológica, Bourdieu e os Seus Livros: Exercícios práticos de leitura debate dez dos seus títulos a partir de vinte contributos. Tais contributos incluem, para além de escritos do próprio Pierre Bourdieu, textos de Annick Prieur, Carla Aurélia de Almeida, Cláudia Marisa Oliveira, Diogo Ramada Curto, Ester Gomes da Silva, Fernando Luís Machado, Franck Poupeau, Frédéric Lebaron, Inês Brasão, João Queirós, João Teixeira Lopes, José Madureira Pinto, Loïc Wacquant, Nuno Domingos, Pedro Abrantes, Virgílio Borges Pereira e Yasmine Siblot.
+info: https://www.up.pt/press/books/bourdieu-e-os-seus-livros