5 e 7 de junho de 2025 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Submissão de resumos até 15 de fevereiro de 2025!

No âmbito das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos em Portugal, o projeto “50 Anos de Docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais – FYT-ID” (PTDC/CED-EDG/1039/2021), em parceria com o CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, convida a comunidade académica, investigadores, educadores, professores e profissionais da educação a participar no congresso Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações (NeTLives – New Teachers Lives), que terá lugar entre os dias 5 e 7 de junho de 2025 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

O estudo da docência nos últimos 50 anos revela-se essencial para compreender as dinâmicas que moldaram e continuam a transformar a educação, desde uma escala local até à global. Este congresso visa explorar os vários fatores de mudança que impactaram o ensino e a profissão docente ao longo do tempo, considerando ainda os desafios futuros num contexto de constante transformação.

O Congresso aceita submissões de trabalhos inéditos em quatro línguas – português, castelhano, francês e inglês –, baseados em estudos empíricos, revisões teóricas, experiências práticas e/ou projetos inovadores e que dialoguem, de modo específico ou transversal.

Toda a informação em netlives.eventqualia.net/pt/inicio/


Celebrating the 50th anniversary of the Portuguese Carnation Revolution, the project “FYT-ID – Fifty Years of Teaching: Factors of Change and Intergenerational Dialogues” (PTDC/CED-EDG/1039/2021) and the CIIE – Centre for Research and Intervention in Education at the University of Porto, invites the academic community, researchers, educators, teachers, and education professionals to participate in the conference Teachers’ Lives Today: Challenges and Transformations (NeTLives – New Teachers’ Lives), to be held from June 5 to 7, 2025, at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto.

Studies on the last fifty years of teaching are vital to understanding the dynamics that have shaped and continue to transform education locally and globally. This conference will explore the various change factors that have influenced the teaching and the teaching profession while addressing future challenges in a constantly developing context.

The conference welcomes original submissions in four languages – Portuguese, Spanish, French, and English – based on empirical studies, theoretical reviews, practical experiences, or innovative projects, engaged, specifically or broadly.