Michael Burawoy [1947 – 2025]
A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Michael Burawoy.
Sociólogo brilhante da Universidade de California -Berkeley, Burawoy contribuiu para a produção de conhecimento sobre as desigualdades sociais à escala global e para o avanço de teorias e metodologias inovadoras que permitem pensar a transformação do mundo, tornando-o mais justo para tod@s. Publicou uma obra vasta sobre vários temas da sociedade, dos quais destacamos o trabalho e a introdução do conceito de sociologia pública, explorando metodologias como a etnografia e o estudo de caso.
Michael Burawoy foi Presidente da Associação Americana de Sociologia (ASA) e da Associação Internacional de Sociologia (ISA), tendo contribuído entusiasticamente para o desenvolvimento de uma comunidade de sociológ@s interventiv@s e de um espírito colaborativo que caracteriza a sociologia dos nossos dias.
Burawoy era apreciador da sociologia portuguesa que considerava particularmente vibrante, tendo visitado Portugal em diferentes ocasiões para participar em encontros científicos. Colaborou recentemente com a Associação Portuguesa de Sociologia e a Associação Europeia de Sociologia como keynote speaker do último congresso realizado no Porto, em agosto de 2024. Pudemos presenciar o seu entusiasmante apoio a colegas, jovens investigadores e estudantes; escutava-os sempre atentamente e contagiava com a sua paixão pela sociologia.
A APS apresenta as mais sentidas condolências à família, amig@s e colegas, reconhecendo o valioso contributo de Michael Burawoy para a sociologia.
Paulo Peixoto, Lígia Ferro e Dalila Cerejo
P’ Direção da Associação Portuguesa de Sociologia