Moisés Espírito Santo [1934 – 2025]

A Associação Portuguesa de Sociologia (APS) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Moisés Espírito Santo. Sócio da APS, desde os primórdios da nossa associação, Moisés Espírito Santo desempenhou um papel pioneiro e determinante no desenvolvimento da Sociologia em Portugal, destacando-se pelas suas contribuições inovadoras nas áreas da Sociologia Rural e da Sociologia das Religiões.

A sua vasta obra científica, marcada por uma abordagem interdisciplinar que integrou Sociologia, Etnologia, História e Linguística, trouxe avanços significativos para o conhecimento das dinâmicas socioculturais e históricas do território português. Com um percurso académico e intelectual singular, o Professor Moisés Espírito Santo será sempre lembrado pela profundidade e originalidade das suas investigações, bem como pelo impacto que teve na formação de novas gerações de sociólogos.

A APS apresenta as mais sentidas condolências à família, amigos e colegas, reconhecendo a inestimável contribuição de Moisés Espírito Santo para a Sociologia em Portugal e para a construção do legado científico da nossa associação.

“Além do seu trabalho académico, Moisés Espírito Santo teve um papel fundamental na formação de novas gerações de sociólogos, na qual me incluo. Como colega e professor, era uma figura respeitada, sempre disposto a partilhar o seu vasto conhecimento, a desafiar o pensamento dos outros e a inspirar os seus alunos a pensar de forma crítica e criativa. O seu compromisso com a excelência académica, com o rigor e a ética, deixou uma marca indelével em todos nós” Dalila Cerejo, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

Paulo Peixoto

P’ Direção da Associação Portuguesa de Sociologia

Entrevista a Moisés Espírito Santo – RTP

Centro Interdisciplinar de Ciências SociaisPúblico | Diário de Notícias | Jornal de Leiria | Observador