27 e 28 de novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa
Este é um encontro sobre jovens de todas as gerações. Será que ser jovem hoje é assim tão diferente do que era ser jovem nos anos 60 ou 80 do século passado? O que têm as várias gerações em comum e o que as separa? Este encontro reúne alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais para debater os jovens e os seus desafios, partindo de um novo retrato da Fundação sobre os «Os jovens em Portugal, hoje».
Com a apresentação deste grande inquérito, aplicado a uma amostra de cerca de 4.900 jovens entre os 15 e os 34 anos, a Fundação pretende perceber «quem são, o que pensam e o que sentem» os jovens a viver no país. Um retrato que permitirá conhecer os seus valores, a sua relação com a família ou os amigos, os hábitos, a forma como reagem à pressão social, até que ponto se sentem felizes, se sofreram de discriminação, o que pensam em relação a questões como a mobilidade, a parentalidade, a política, o meio ambiente, entre muitas outras.
Porque ser jovem é um desporto (social) radical, é neste período da vida que se constrói uma identidade, um estilo de vida, os alicerces sociais para um futuro profissional e familiar, se defendem valores ou causas sociais, se questionam velhos padrões de desigualdades e injustiças e se inauguram formas de os combater. E porque as sucessivas gerações de jovens são únicas, mas têm características comuns, o debate alarga-se aos processos de transição para a vida adulta e aos principais desafios enfrentados ao longo de gerações.
Para isso, juntam-se em Lisboa dois grandes peritos internacionais – John Goodwin, sociólogo da Universidade de Leicester e Howard Williamson, professor de Política Europeia da Juventude na Universidade de South Wales – uma dezena de especialistas nacionais, bem como jovens de várias idades. Porque a juventude é contínua no tempo, e são os jovens que se renovam, neste encontro debatem-se soluções para o futuro.
NOTA: O acesso ao evento está reservado a portadores de certificado digital de vacinação válido ou de um certificado de testagem negativo.
Evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/763041128427349/?event_time_id=763041128427349
Promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos