Seminário da Secção de Sociologia da Educação — um aquecimento para o XIV Congresso da APS
📍 ESE, IPSantarém | 📅 19 de junho de 2026 | 🕘 9h–16h30

[Programa disponível brevemente]

Num tempo marcado por profundas transformações sociais, políticas e tecnológicas, a educação ocupa um lugar central nos debates públicos, mas nem sempre com espaço para uma reflexão sociológica explícita sobre o que está em causa. A crescente territorialização das políticas educativas, o papel cada vez mais relevante de atores locais e intermédios, bem como a digitalização e dataficação das escolas, estão a redefinir as formas de governar, ensinar e avaliar. Estas mudanças levantam questões fundamentais sobre o sentido da escola, os seus modos de funcionamento e a sua relação com a democracia e com a sociedade.

É neste contexto que a Secção Temática de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia promove o seminário Educação, Sociedade e Sociologia: que papel? para quê?, um encontro pensado como espaço de debate, partilha e construção coletiva entre investigadores/as, profissionais da educação, técnicos, decisores e outros interlocutores que trabalham na interface entre escola, políticas públicas e comunidades.

Na parte da manhã, discutiremos em duas mesas-redondasalgumas das transformações mais marcantes que atravessam hoje a educação, convocando diferentes perspetivas e experiências sobre os desafios contemporâneos da governação educativa e da digitalização.

Durante a tarde, o seminário assume um formato participativo inspirado na lógica de World Café, promovendo conversas em pequenos grupos sobre questões centrais para a sociologia da educação hoje: com quem falamos, para quem escrevemos, que contributos específicos temos para oferecer e que agendas de investigação e intervenção importa construir coletivamente. Os participantes circularão entre diferentes mesas temáticas, contribuindo para a construção de mapas de ideias, propostas e possibilidades de colaboração futura.

Mais do que um espaço de diagnóstico, este seminário pretende ser também um momento de preparação e mobilização para o XIV Congresso da APS — um “aquecimento” coletivo que procura reforçar a visibilidade e a capacidade de intervenção pública da sociologia da educação nos debates contemporâneos.

Entrada Livre, sujeita a inscrição, AQUI.