15 de outubro de 2024 | 10h15-18h30

Iscte, Ala Autónoma, Clube Iscte

Sessão comemorativa do 10.º aniversário do Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa

A entrada no evento é livre e este terá um formato híbrido, podendo ser acompanhado presencialmente ou via Zoom.

O Seminário Mensal Movimentos Sociais e Ação Política assinala o seu 10º aniversário no próximo dia 15 de outubro 2024, com uma iniciativa dedicada à temática “Onde Habita a Democracia?, celebrando também os 50 anos da democracia em Portugal.

Esta edição conta com uma homenagem a Britta Baumgarten (1975-2018), cofundadora do seminário, cujo trabalho deixou um legado importante para a reflexão crítica sobre democracia e participação.

Organizado de forma coletiva pelos participantes, o seminário traz uma programação com debates que exploram a relação entre a democracia e a habitação, focando-se em como diferentes formas de exclusão e participação moldaram a política e a vida urbana ao longo das últimas cinco décadas.

Iniciado em outubro de 2014, o Seminário de Movimentos Sociais e Ação Política conta com mais de 100 sessões realizadas até ao momento.

Programa detalhado


ste seminário promove uma reflexão multidisciplinar em volta das temáticas ligadas aos movimentos sociais e às diferentes formas de ação política, de militantismo e de ativismo. O objetivo é de pôr em diálogo  diferentes perspetivas, metodologias e abordagens com vista a  desenvolver um debate aprofundado e inovador. O seminário pretende  também aproveitar da especial posição de Portugal do ponto de vista  geográfico, linguístico e epistemológico, para cruzar diferentes  tradições de estudos sobre movimentos sociais e ação política, as várias europeia/norte-americanas e as sul-americanas, assim como para abranger casos e áreas muitas vezes excluídas desta área de estudos, como a  África de língua portuguesa.

Cada evento, normalmente ocorrendo às quartas-feiras entre as 18h00 e as 20h00, consiste numa apresentação seguida de um comentário e um debate  aberto à audiência.

Os organizadores, Guya Accornero e Tiago Carvalho, aceitam propostas para futuras apresentações.