28 de setembro de 2018, 15h00 — Auditório Afonso Barros, ISCTE-IUL (Lisboa)
Apresentação
Este seminário assinala o início dos trabalhos do Projeto “REVAL – Da desvalorização interna à revalorização do trabalho: o caso de Portugal” que reúne investigadores do DINÂMIA-CET e do CES no propósito de analisar as transformações do regime de emprego ocorridas em Portugal nas últimas duas décadas, em particular as decorrentes da crise financeira global e da intervenção da tróica em Portugal.
A consequência mais evidente das transformações do regime de emprego a que o projeto se refere é a assimetria que se vem verificando à escala global entre as taxas de crescimento do produto e do emprego, por um lado, e dos salários, por outro. Do crescimento económico com estagnação salarial resulta um incremento das desigualdades de repartição de rendimento, com destaque para a repartição entre trabalho e capital, que compromete a sustentabilidade da recuperação.
Este padrão de crescimento assimétrico manifesta-se também em Portugal por intervenção quer de fatores decorrentes das dinâmicas internacionais, quer de condicionantes especificamente nacionais que importa identificar, como as transformações operadas na legislação laboral, na política orçamental e no padrão de especialização da economia portuguesa.
Este evento é de entrada gratuita, mas está sujeito a inscrição | Informações: observatoriocrises@ces.uc.pt
Evento no âmbito do projeto FCT “«REVAL – Da desvalorização interna à revalorização do trabalho: o caso de Portugal». Referência (PTDC/SOC-SOC/28811/2017).
Veja mais e inscrições aqui.