𝗥𝗲𝘀𝗶𝘀𝘁𝗮𝗻𝗰𝗲 𝗨𝗻𝗱𝗲𝗿 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗶𝗻𝗲𝗺𝗲𝗻𝘁: 𝗥𝗲𝘀𝗶𝗹𝗶𝗲𝗻𝗰𝗲 𝗼𝗳 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝘀𝘁𝘀 𝗮𝗻𝗱 𝘁𝗵𝗲𝗶𝗿 𝗟𝗶𝗺𝗶𝘁𝘀 𝗶𝗻 𝗔𝘂𝘁𝗵𝗼𝗿𝗶𝘁𝗮𝗿𝗶𝗮𝗻 𝗧𝘂𝗿𝗸𝗲𝘆
𝗦𝗲𝗺𝗶𝗻á𝗿𝗶𝗼 | 𝟮𝟰 𝗳𝗲𝘃𝗲𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼 𝟮𝟬𝟮𝟱 | às 15h, em formato online
Oradores
Mert Arslanalp (Bogazici University)
T. Deniz Erkmen (Ozyegin University)
Link Zoom: https://bit.ly/4hCcitO
https://cies.iscte-iul.pt/np4/4432.html
Contested Solidarities: A Roundtable Discussion
Seminário | 13 março 2025 | às 15h30, em formato online
Este evento decorre de uma colaboração do ciclo mensal de seminários com a rede de investigação de Movimentos Sociais do Council of European Studies. Este seminário promoverá a conferência “Contested Solidarities: Contentious Politics Between Resistance, Backlash and Change” e é organizada pela ESA Research Network 25 on Social Movements; ECPR Standing Group on Participation and Mobilization; CES Research Network on Social Movements; Shattuck Center for Human Rights at Central European University; Department of Public Policy, Central European University.
Oradores
Nino Zhgenti (Free University of Tbilisi, European Consortium for Political Research)
Pierre Monfort (University of Leicester, Council of European Studies)
Didem Türkoğlu (Kadir Has University, European Sociological Association)
Inscrições: https://bit.ly/4gqxWA2
Movement Parties of the Far Right: Understanding Nativist Mobilization
Seminário | 3 abril 2025| 14h30, em formato híbrido
Esta sessão é organizada em parceria com o grupo de investigação SPARC: Social and Political Attitudes: Resilience and Change do ICS-ULisboa.
Oradores:
Pietro Castelli Gattinara (Université Libre de Bruxelles)
Andrea L. P. Pirro (University of Bologna)
Link Zoom: https://bit.ly/4g1l7w2
Community-oriented Policing in Brazil and Mexico: innovation or more of the same?
Seminário | 9 maio 2025 | 15h30, em formato híbrido
Esta sessão é organizada pelo CIES-Iscte em parceria com o Grupo RIGoP do ICS-ULisboa, no âmbito do projeto INCITE-DEM.
Oradora
Annabelle Dias Félix (CICS.NOVA)
Bio
Annabelle Dias Félix é bolseira de pós-doutoramento no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). Durante o seu doutoramento em Ciência Política na Université de Montréal (Canadá), centrou-se em questões de segurança pública, direitos humanos e democracia, estudando programas de policiamento comunitário na América Latina. O seu trabalho tem sido publicado nas revistas Policing & Society, Journal of Latin American Studies e Lien Social et Politiques, entre outras, bem como em livros coletivos.
Resumo
O policiamento orientado para a comunidade (POC) é muitas vezes apresentado como uma abordagem inovadora para a segurança pública e para a melhoria das relações entre a polícia e as comunidades. Mas até que ponto o POC representa uma mudança significativa e quando será meramente uma continuação das práticas existentes? Esta investigação examina os programas POC no Rio de Janeiro e na Cidade do México, argumentando que o seu impacto depende da forma como são implementados ao nível dos bairros. Através de um trabalho de campo etnográfico comparativo, analiso como os contextos locais moldam os resultados das iniciativas do POC, revelando os desafios e as limitações dos esforços de reforma.
Inscrição: http://bit.ly/4g7JwzU