23 e 24 de janeiro de 2025 na Universidade Lusófona
Esta primeira iniciativa será organizada no âmbito do projeto Tempos de mudança e mudança dos tempos: um estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores e terá como foco a apresentação dos seus primeiros resultados.
Este Simpósio pretende ser o primeiro de um conjunto de eventos no âmbito dos quais se promova a partilha e discussão de investigação produzida no âmbito das Ciências da Educação, nomeadamente no que concerne aos Estudos Curriculares, à Organização Escolar e à Profissionalidade Docente.
O seu título, em Latim, remete-nos para a história da educação e o recurso ao verbo Tendere afirmou-se considerando não apenas o seu significado de ir em uma direção, para chegar a algum lado, mas, sobretudo, o sentido de insistir ou se esforçar para atingir alguma coisa. É neste contexto que queremos questionar as tendências atuais da Educação: que educação queremos para os nossos jovens? Quais os pressupostos que devem sustentar a educação? Como se pode organizar a instituição escolar a partir dos pressupostos definidos e aceites? Qual o papel que os professores podem assumir? Que conhecimento deve ser trabalhado nas escolas? Como pode ser trabalhado esse conhecimento?
Partindo deste questionamento, convidamos investigadores e professores a juntarem-se a uma vasta comunidade científica para interpelar decisores políticos, organizações, professores e outros agentes educativos a respeito das políticas e das práticas educativas.
Datas Importantes:
Submissões – Prazo alargado de submissões até 21 de janeiro de 2025.
Inscrições – 1 de dezembro a 15 de janeiro (Aqui)
Divulgação dos resultados de avaliação a partir de 20 de novembro
Ver mais AQUI!
No dia 23, as atividades começam pela manhã com a abertura do secretariado às 08h30, seguida da sessão de abertura às 09h30. Às 10h15, haverá uma conversa com Ivor Goodson, da Universidade de Tallinn e da Guerrand-Hermès Foundation for Peace (Brighton). Às 11h15, a equipa de investigação fará a apresentação do Projeto ACT4WBeing, encerrando a manhã com um intervalo para almoço às 12h30.
Durante a tarde, às 14h00, estão programadas comunicações diversas. Às 15h30, haverá um coffee break, seguido pela apresentação do orador principal Carl Anders Säfström, da Universidade de Maynooth, às 16h00. Mais tarde, às 17h00, a equipa de investigação apresentará os resultados do Projeto ACT4WBeing, encerrando o primeiro dia do evento às 18h00.
No dia 24, a manhã inicia-se no Agrupamento de Escolas da Boa Água às 09h00 com uma discussão sobre A experiência dos líderes das escolas. Às 10h00, haverá uma nova apresentação dos resultados do Projeto ACT4WBeing pela equipa de investigação, seguida de uma Mesa Redonda às 10h45 com investigadores e lideranças escolares. O período da manhã conclui-se com a chegada à Universidade Lusófona e almoço às 13h15.
Durante a tarde, as atividades recomeçam às 14h30 com comunicações, seguidas de um coffee break às 16h00. Às 16h30, acontecerá uma Mesa Redonda com a participação da equipa de investigação e dos convidados Silvia Almeida (NOVA FCSH), Alexandra Marques Pinto (FPUL) e Rui Trindade (FPCEUP). O Simpósio será encerrado oficialmente às 18h00.