Currículo, saberes e culturas num século em desafios: reexistências e(m) formação
09/11/2021 – 11/11/2021 | Online
Submissão de trabalhos até 30/09/2021
Congregados nesta edição, o V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e o VI (IN)FORMACCE, coordenados pelo Grupo de Pesquisa FORMACCE FACED-UFBA/BRASIL, pelo Instituto de Educação da UMinho/Portugal e pelo ISE-Uni-CV/Cabo Verde, apresentam na temática central da sua proposição deste ano de 2021, questões curriculares entretecidas à problemáticas e proposições formacionais e culturais.
Afirmando ações nas quais erguem-se reexistências em face da crise pandêmica e do ataque sistêmico e explícito à Universidade Pública no Brasil, o CLABQC e o (IN)FORMACCE objetivam se constituir num ato de política pública no qual clamam por críticas propositivas no âmago das lutas pela afirmação da ciência, dos saberes e sua diversidade, assim como do direito à educação e à formação de qualidade, orientados por uma ética da dignidade dos atos de currículos e dos ´processos formacionais.
Nesses termos, congregam-se na defesa da legitimação e do aperfeiçoamento participativo da democracia e da constituição qualificada da cidadania, em todos os seus âmbitos e onde a vida floresça.
Dessa forma, reafirmam a educação, a ciência, a cultura e a arte pela vida, assim como a Universidade Pública, seus ideários históricos e culturais.