20 a 22 de Novembro de 2024 | NOVA FCSH, Lisboa

ESCOLA DE OUTONO

Call for Papers

20-21 de novembro de 2024 (20 de novembro às 9h30 – 21 de novembro às 13h00)

A Escola de Outono “Construir pontes em tempos de crise: Troca de conhecimento sobre ciência e tecnologia” dedica-se a promover a colaboração e a troca de conhecimentos entre estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e académicos em início de carreira que trabalham no domínio dos estudos de ciência e tecnologia e com tópicos associados ao conhecimento, ciência e tecnologia.

Pretende ser um evento multidisciplinar que acolha investigadores com formações diversas, incluindo estudos sociais da ciência e tecnologia, sociologia, antropologia, ciência política, geografia humana, história, filosofia, estudos de comunicação e media, economia política e avaliação de tecnologia.
A Escola tem como objetivo fornecer uma plataforma para investigadores em início de carreira assistirem a sessões de especialistas, apresentarem a sua investigação e receberem feedback detalhado, estabelecerem e/ou consolidarem redes profissionais e académicas, compartilharem perspetivas e envolverem-se em discussões com colegas em diversas fases de carreira. As sessões irão incluir temas como estratégias de publicação, desenvolvimento de carreira dentro e fora da academia e assimetrias de poder no contexto académico.
Pretendemos discutir as potenciais articulações dos estudos estudos da ciência e tecnologia com as crises locais e globais, à luz de temas como o clima e a biodiversidade, a habitação, o trabalho, a saúde, a educação, a migração, a segurança social, o discurso público, as democracias liberais, a segurança e a guerra. Pretende-se ainda estimular um debate amplo com os estudos sociais da ciência e tecnologia sobre o Sul e o Norte Global. A escola pretende, assim, contribuir para a discussão de como os estudos sociais da ciência e tecnologia podem ter um potencial subexplorado para confrontar, refletir criticamente e envolver-se construtivamente com processos e situações complexas decorrentes e/ou associadas a desigualdades e injustiças sociais; crises, incertezas, expectativas e riscos; ignorância e resignação.

Diretrizes de submissão:
● Os resumos deverão ser submetidos para conhecimento@aps.pt até 30 de junho de 2024
● Os resumos não devem ter mais de 500 palavras e devem incluir título, 4 palavras-chave, nome do(s) autor(es), afiliação e informações de contato
● Os artigos, projetos de investigação de mestrado ou doutoramento ou teses/capítulos de livros (máximo 3.000-8.000 palavras) devem ser submetidos para conhecimento@aps.pt até 15 de outubro.

Datas importantes:
● Prazo para envio de resumos: 30 de junho de 2024
● Notificação de aceitação: 15 de julho de 2024
● Prazo de inscrição: 15 de outubro de 2024
● Prazo para submissão de artigos: 15 de outubro de 2024

20 a 22 de Novembro de 2024 | NOVA FCSH, Lisboa

VI CONFERÊNCIA RUMOS DA SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO, DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

Call for Papers

21-22 de novembro de 2024 (21 de novembro às 14h30 – 22 de novembro às 17h00)

A conferência pretende discutir as potenciais articulações da investigação no âmbito dos estudos sociais de ciência e tecnologia com temas associados ao conhecimento, ciência e tecnologia. Convidamos à submissão de contribuições que dialoguem com as crises locais e globais, à luz de temas como o clima e a biodiversidade, a habitação, o trabalho, a saúde, a educação, a migração, a segurança social, o discurso público, as democracias liberais, a segurança e a guerra. A conferência visa ainda estimular um amplo debate sobre estudos sociais da ciência e tecnologia sobre o Sul e o Norte Global.

A conferência visa ser um evento multidisciplinar que acolhe investigadores em todas as fases da carreira, incluindo estudantes de mestrado e doutoramento, e com formações diversas, incluindo estudos sociais da ciência e tecnologia, sociologia, antropologia, ciência política, geografia humana, história, filosofia, estudos de comunicação e media, economia política e avaliação de tecnologia.

Inspirando-se nos estudos sociais da ciência e tecnologia feministas, pós- e decoloniais e nos estudos críticos da ciência, a conferência convida todos os investigadores a reflectir sobre i) como podemos envolver-nos de forma responsável com questões sociais, materiais, económicas, ambientais e outras infra-estruturas; ii) como podemos refletir sobre os “conhecimentos situados”, nossos e dos outros, e vincular teorias de resistência e mudança, esperança e cuidado; iii) como podemos ir além da crítica e imaginar futuros que queremos co-construir e dos quais queremos fazer parte; iv) como podemos intervir de forma a “permanecer com o problema” em compromissos interdisciplinares e transdisciplinares.
Para este conferência, apelamos, assim, não apenas à submissão de comunicações, mas também de outras modalidades de produção e apresentação de conhecimento em linha com as tradições de produção de conhecimento multimodal (incluindo som, filme, poesia, jogos, mapas, etc.) bem como sessões alternativas que permitam interagir com os participantes.
Após a conferência, haverá uma chamada de trabalhos para um número temático de uma revista científica.

Diretrizes de submissão:
● Os resumos deverão ser submetidos para conhecimento@aps.pt até 30 de junho de 2024
● Os resumos não devem ultrapassar 300 palavras e devem incluir título, 4 palavras-chave; nome do(s) autor(es), afiliação e informações de contato
● No caso de modalidades alternativas de apresentação, por favor, especifique as possibilidades técnicas com o resumo

Datas importantes:
● Prazo para envio: 30 de junho de 2024
● Notificação de aceitação: 15 de julho de 2024
● Prazo de inscrição: 15 de outubro de 2024

Informações sobre inscrição:
Haverá uma pequena taxa de participação associada à participação na Escola. Existem bolsas disponíveis. Encorajamos os participantes a colaborar na organização do evento, incluindo tarefas como inscrição, preparar sessões de discussão com microfones, etc.

Informações de registo:
Haverá uma pequena taxa de participação, dispensada para investigadores atualmente sem contrato ou bolsa. Existem bolsas disponíveis.

Idioma da Escola e Conferência:
O evento será bilíngue (português e inglês): as sessões serão organizadas em português ou inglês, em conformidade com as propostas recebidas.

Organização da Escola e Conferência:
Co-organizadoras da Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) Ana Ferreira, CICS.NOVA; Nina Amelung, ICS-UL; Rafaela Granja, CECS-UMinho.

Comissão Científica da Escola e Conferência:
Ana Delicado, ICS-ULisboa; Ana Ferreira, CICS.NOVA; António Carvalho, CES-UC; Catarina Delaunay, CICS.NOVA; Frederico Águas, CICS.NOVA; Nina Amelung, ICS-ULisboa; Nuno Boavida, CICS.NOVA; Rafaela Granja, CECS-UMinho; Thais França, CIES-ISCTE

Financiamento da Escola e Conferência:
Fundo EASST (ver aqui) e APS (ver aqui).

Informações:
Por favor contacte conhecimento@aps.pt