[ Informação ICCULTURA PROJETOS ]
Workshop CIES-IUL “Europa e Património”, por Idalina Conde
10 de janeiro – 13h30 / 14h30 – Lisboa, Sala 3.02 do Edifício II do ISCTE-IUL
[ Informação FPCEUP ]
Educação Contínua FPCEUP
Curso “Demências: Avaliação Neuropsicológica”
Destinatários: Profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Medicina, Geriatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e outras áreas profissionais que incluam contacto com os quadros clínicos apresentados
Datas: 12 de janeiro a 17 de fevereiro de 2018
Horário: sextas feiras e sábados, horário pós laboral
Duração: 48 horas presenciais
Formadora: Mestre Helena Moreira e Mestre Vera Fernandes
Coordenadora Científica: Professora Doutora Selene Vicente
Candidaturas online e mais informações: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=7941
Curso “Intervenção Precoce – Como criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem em contextos inclusivos”
Destinatários: Psicólogos e profissionais de Intervenção Precoce (Psicólogos, Terapeutas, Médicos, Enfermeiros, Educadores de Educação especial, Educadores de Infância, técnicos de serviço social), Educação Especial e Docentes a trabalhar em contexto pré-escolar inclusivo.
Creditações: CCPFC (Professores e Educadores) e ECTS (UP)
Datas: 13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2018
Horário: pós laboral
Duração: 30 horas presenciais
Formadora: Mestres Francisca Silva Ferreira/Marisa Gouveia
Coordenadora Científica: Professoras Doutoras Ana Isabel Pinto/Catarina Grande
Candidaturas online e mais informações: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=12741
Curso “Como Desenvolver Equipas Eficazes (Nível 1)”
Resumo: Desenvolver equipas eficazes envolve lidar com a novidade, desconhecido e mudança; com a insatisfação e frustração e com as resistências à colaboração. Nesta formação (nível 1) a novidade, desconhecido e constante mudança serão as questões centrais e por isso, no final desta formação os formandos deverão ter MAIS opções para lidar com a novidade, MELHORES relações em face das situações desconhecidas e DIFERENTES capacidades para fazerem contribuições positivas, nos momentos de mudança.
Destinatários: Líderes, ocupantes de cargos de direção e membros de equipas (profissionais, associativos, voluntários, desportistas, …) que: gostem de trabalhar em equipa; acreditem que é importante intervir deliberada e construtivamente nas equipas durante a sua formação, situações novas, desconhecidas e na mudança; e considerem benéfico para todos criar as condições para que a equipa seja bem-sucedida, isto é, para que todos os membros possam contribuir com os seus recursos, para a concretização do objetivo da equipa.
Datas: 20 e 27 de janeiro de 2018
Horário: sábados – 09h00-13h00
Duração: 9 horas presenciais
Créditos: 1 ECTS
Formador: Doutor João Oliveira
Coordenadora Científica: Prof.ª Doutora Catarina Brandão
Candidaturas online e mais informações: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=12941
[ Informação CRIA Divulgação ]
“Sintaxe Espacial” – Workshop de Iniciação
O workshop aborda a teoria Sintaxe Espacial, tanto como conceito, como ferramenta para pensar a relação entre espaço e sociedade, através do Software DepthmapX e tendo por base situações reais do habitat humano (edifícios e espaços urbanos). A realização do workshop no âmbito do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) tem como objetivo promover o interesse académico e prático pelo ambiente físico enquanto agente de produção social e de culturas espaciais.
De que modo a forma espacial está relacionada com a performance social dum lugar? Em que medida as atividades e os comportamentos humanos são consequências espaciais? Existe alguma forma de explicar e prever o modo como determinada configuração espacial pode ser vivida e experienciada?
A Sintaxe Espacial ou Lógica Social do Espaço surgiu na UCL a partir dos anos 70 e visa explorar as relações entre o espaço e a sociedade. Trata-se de um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas que nos permitem elaborar análises espaciais sobre a usabilidade do espaço duma forma analítica e preditiva. A investigação empírica tem demonstrado que as medidas sintáticas apresentam uma boa correlação com os dados reais do movimento e co-presença de pessoas, e consequentemente, com as atividades que se desenvolvem em cada espaço – lugar. Neste contexto, têm sido avaliados fluxos e deslocamentos, interação, comunidades, distribuição económica, produtividade associada ao espaço de trabalho, comportamento dos consumidores, sinalização, zonas de criminalidade, aplicações arqueológicas, etc.
Os conteúdos do workshop abrangem as técnicas de análise espacial básicas, passando pelas técnicas de observação e modelação de dados até ao modelo mais avançado, baseado na simulação de agentes.
Programa
1. O que é a Sintaxe Espacial?
2. Análise Convexa e Axial
3. Análise de Isovistas e Grafos de Visibilidade
4. Análise de Segmentos
5. Análise de Agentes
6. Técnicas de Observação e Mapeamento
7. Análise de dados
Calendário
22h
Dia 1 – 12/01/2018 (17-21h)
Dia 2 – 13/01/2018 (9-13h)
Dia 3 – 19/01/2018 (17-21h)
Dia 4 – 20/01/2018 (9-13h)
Dia 5 – 03/02/2018 (9-12h e 14-17h)
Público Alvo
O workshop destina-se a profissionais e investigadores de várias áreas disciplinares (Arquitetura, Urbanismo, Geografia, História, Sociologia, Antropologia e outras áreas afins), que procurem realizar análise espacial com ferramentas analíticas inovadoras com potencial vantagem para a investigação e para a prática do planeamento físico.
Requisitos
• Computador portátil para uso e instalação dos programas (open source) durante o curso.
• O workshop é de iniciação e não requer um conhecimento prévio. No entanto, é necessário estar à vontade com o uso do computador.
• Noções básicas de CAD (desenho assistido por computador) são uma mais valia para o uso futuro da ferramenta. No entanto, toda a informação vetorial necessária para a realização dos exercícios práticos é fornecida durante o workshop.
• Todos os materiais, software, referências, etc. são fornecidos em inglês pelo que se aconselha ter um domínio mínimo desta língua.
Propina
150 euros
Inscrição através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeVw9Fxkm6or-C9bxzi4Q792rwj15FDoCtLwFuyzLs8qu7zLQ/viewform