[ Informação Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra ]

CES-UC: Doutoramentos 2018 – 2019

Mais informações em http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/newsletter/2018_2019/index.html

 


 

[ Informação FPCEUP ]

Formação Contínua na FPCEUP

Ouvir as letras: Promoção da linguagem escrita no pré-escolar
Curso para aquisição de conhecimentos relativos a avaliação e intervenção das competências de literacia emergente, bem como novas linhas de trabalho que lhes permitam, no exercício da sua atividade docente, renovar as sua práticas pedagógicas, através da divulgação do programa de literacia emergente Ouvir as Letras (Teixeira & Alves, 2012).
Datas: 11 de abril a 16 de maio
Duração: 27 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=6281

 

Instrumentos de rastreio de avaliação neuropsicológica em adultos: Administração, cotação e interpretação
A avaliação neuropsicológica de rastreio permite o despiste rápido da presença de alterações cognitivas, podendo ser utilizada de forma isolada ou como indicador das áreas a serem exploradas de forma mais aprofundada no contexto de uma avaliação neuropsicológica compreensiva. Os instrumentos utilizados são caracterizados pela brevidade, facilidade de administração e cotação, podendo ser utilizados em diferentes contextos.
Datas: 13 e 14 de abril
Duração: 10 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=11901

 

Psicologia de intervenção e emergência
A formação pretende dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam uma identificação e gestão correta das condições e fatores concorrentes a uma situação de alteração comportamental, expressão sintomatológica em episódios agudos ou outras formas de manifestação de perturbação do funcionamento e do comportamento.
Datas: de 13 a 21 de abril
Duração: 30 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=10441

 

Como Desenvolver Equipas Eficazes: nível 2
Esta formação é um instrumento para melhorar o bem-estar; a autonomia; a ligação a nós, aos outros e à atividade profissional; e as competências. Tem impacto nos mais variados processos (e.g.: desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar, recrutamento e gestão de recursos humanos, liderança, clima de trabalho, comunicação, falar em público, resolver conflitos, gerir a diferença, negociação, tomada de decisões, teamwork, inovação, alinhamento entre objetivos pessoais e profissionais, gestão de desempenho e eficácia).
Datas: de 14 e 20 de abri
Duração: 8 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=14481

 

Intervenção Precoce – Como criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem em contextos inclusivos
Este curso visa promover o conhecimento de profissionais de Intervenc¸a~o Precoce (IP) (Psico´logos, Terapeutas, Me´dicos, Enfermeiros, Educadores de Educac¸a~o especial, Educadores de Infa^ncia, te´cnicos de servic¸o social) na aquisic¸a~o e desenvolvimento de compete^ncias num modelo essencial para o exerci´cio de pra´ticas de IP – Abordagem das oportunidades de aprendizagem integradas em contextos inclusivos “Embedded Instruction for Early Learning” (McLaughlin, Snyder, & Hemmeter, 2011).
Visa, também, promover compete^ncias de atendimento a crianc¸as com necessidade de apoios adicionais e/ou em risco e suas fami´lias, numa perspectiva pluridisciplinar e privilegiando pra´ticas inseridas nos contextos de vida das crianc¸as, de acordo com princi´pios da legislac¸a~o vigente, bem como da literatura internacional.
Tem como objetivo geral dotar os formandos de conhecimento acerca de quarto grandes componentes da Abordagem das oportunidades de aprendizagem integradas em contextos inclusivos: (a) o que ensinar, (b) quando ensinar, (c) como ensinar, e (d) como avaliar.
Datas: de 27 de abril a 2 de junho
Duração: 30 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=12741

 

Educação Emocional: Intervenção com Seniores
O envelhecimento populacional é um fenómeno crescente, que exige respostas globais, inter e transdisciplinares. Este fenómeno demográfico é extensível a praticamente todas as regiões do mundo, projeções recentes avançam com um efetivo total de idosos que, em 2050, estima-se serem cerca de 2.000 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, representando mais de 20% da população mundial.
Considerando o referido e perspetivando recentes pesquisas em gerontologia, atualmente existem dados que indicam o envelhecimento como processo contínuo e mutável, que pode ser acelerado, reduzido, parado por algum tempo e/ou até mesmo revertido.
Neste sentido, urge dotar os profissionais que direta ou indiretamente atuam com a população idosa, de competências e ferramentas interdisciplinares que lhes permitam o estabelecimento de uma base educativa com foco na educação emocional permanente, considerando os seniores/idosos como possuidores de uma bagagem de conhecimentos e uma história pessoal constituída ao longo da vida, que deve ser utilizada e potencializada.
Procura-se com esta formação incentivar a promoção da Inteligência Emocional na população sénior, através do desenvolvimento da educação emocional, competência e destreza que permitirá potenciar o desenvolvimento emocional como complemento indispensável à melhoria da qualidade e satisfação de vida dos idosos.
Datas: de 2 de junho a 21 de julho
Duração: 30 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=A&pv_curso_id=5081

 

Introdução à Modelagem de Equações Estruturais
A modelagem de equações estruturais é uma das ferramentas estatísticas mais poderosas, complexas e flexíveis para testar modelos na área das Ciências Sociais e Humanas. Cada vez mais, procura-se analisar dados recorrendo à modelagem estatística complexa, para validar questionários, testar efeitos de mediação, comparar a relação entre variáveis entre grupos, etc.
Este curso pretende corresponder a essa necessidade crescente de formação.
Datas: de 4 a 25 de junho
Duração: 36 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=14802

 

Voz e Técnica Vocal: Práticas para o uso adequado da voz
Formação que aborda conhecimentos teóricos e práticos sobre voz e técnica vocal, sustentados por um encontro entre referências do campo científico e do campo artístico, esta é uma ação útil a todos os profissionais da voz (ou profissionais cujo uso da voz é crucial no seu desempenho profissional) para desenvolverem e consolidarem o conhecimento teórico e o domínio prático da sua ferramenta de trabalho.
Datas: de 5 a 21 de junho
Duração: 25 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15121

 


 

[ Informação SOCIUS ]

Summer School

Concepts and tools to engage in knowledge co-production and public part

Registrations until June 15
9th – 13th July 2018

MSH Sud – Montpellier, France

For your information and for dissemination, we are happy to announce the fourth edition of the International Summer School on Concepts and Tools to Engage in Knowledge Co-production and Public Participation. This 5-day interactive training course is designed and organized by a small international team of experts – researchers and practitioners of participatory approaches. The training is based on “learning by doing” principle that makes it possible for the participants to test what they learn on-the-spot and get immediate feedback. Our international participants co-construct their own training, contributing with unique content (their own case studies) and their personal styles and personalities.
The training is meant for people (students, researchers, consultants, public sector employees) interested in developing or improving knowledge and skills in participatory methods to engage stakeholders in knowledge co-production through public participation.

Registration deadline: June 15th

Trainers:
• Marta Varanda and Sofia Bento – ISEG – University of Lisbon (Portugal)
• Pieter Bots – Delft University of Technology (Netherlands)
• Mathieu Dionnet – Lisode, Montpellier (France)