[ Informação IE – ULisboa ]
IE ULisboa: Cursos de Pós-Graduação 2018/2019
Mais informações em http://www.ie.ulisboa.pt/ensino/candidaturas
[ Informação FPCEUP ]
Formação Contínua na FPCEUP
O teatro na escola e na biblioteca
Esta formação tem como objetivos: a) a reflexão sobre as técnicas de comunicação e o seu efeito retórico; b) a identificação dos elos existentes entre a expressão corporal (voz, gesto, movimento) e a significação verbal; c) a aplicabilidade do saber dramático (num espaço e num tempo condensados) ao saber intelectual (num espaço e num tempo definidos).
Esta unidade entre forma e conteúdo visa a sensibilização dos indivíduos para o teatro e as manifestações de teatralidade, uma sua aproximação sensível aos fenómenos literários e à materialidade do significado, e ainda, mais latamente, a sua familiaridade com as situações de comunicação comuns.
Datas: de 17 de abril a 29 de maio
Duração: 25 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=10441
Comunicação e emoções: quando o corpo se expressa mais que as palavras – curso avançado (nível 2)
Esta formação pretende consciencializar para as competências de assertividade, comunicação verbal e não verbal, auto regulação emocional, autoconfiança nas relações pessoais e organizacionais.
Datas: de 17 a 28 de abri
Duração: 15 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=14521
Intervenção Precoce – Como criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem em contextos inclusivos
Este curso visa promover o conhecimento de profissionais de Intervenção Precoce (IP) (Psicólogos, Terapeutas, Médicos, Enfermeiros, Educadores de Educação especial, Educadores de Infância, técnicos de serviço social) na aquisição e desenvolvimento de competências num modelo essencial para o exercício de práticas de IP – Abordagem das oportunidades de aprendizagem integradas em contextos inclusivos “Embedded Instruction for Early Learning” (McLaughlin, Snyder, & Hemmeter, 2011).
Visa, também, promover competências de atendimento a crianças com necessidade de apoios adicionais e/ou em risco e suas famílias, numa perspectiva pluridisciplinar e privilegiando práticas inseridas nos contextos de vida das crianças, de acordo com princípios da legislação vigente, bem como da literatura internacional.
Tem como objetivo geral dotar os formandos de conhecimento acerca de quarto grandes componentes da Abordagem das oportunidades de aprendizagem integradas em contextos inclusivos: (a) o que ensinar, (b) quando ensinar, (c) como ensinar, e (d) como avaliar.
Datas: de 27 de abril a 2 de junho
Duração: 30 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=12741
Avaliação Psicológica de Condutores
Formação para aquisição ou atualização de conhecimentos de regulamentação da avaliação psicológica de condutores de distintas categorias ou funções profissionais e desenvolver capacidades práticas para o manuseamento correto de instrumentos validados e aprovados de acordo com a legislação vigente e para a realização de relatórios de avaliação psicológica de condutores.
Datas: de 3 a 12 de maio
Duração: 23 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=4981
Educação Emocional: Intervenção com Seniores
O envelhecimento populacional é um fenómeno crescente, que exige respostas globais, inter e transdisciplinares. Este fenómeno demográfico é extensível a praticamente todas as regiões do mundo, projeções recentes avançam com um efetivo total de idosos que, em 2050, estima-se serem cerca de 2.000 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, representando mais de 20% da população mundial.
Considerando o referido e perspetivando recentes pesquisas em gerontologia, atualmente existem dados que indicam o envelhecimento como processo contínuo e mutável, que pode ser acelerado, reduzido, parado por algum tempo e/ou até mesmo revertido.
Neste sentido, urge dotar os profissionais que direta ou indiretamente atuam com a população idosa, de competências e ferramentas interdisciplinares que lhes permitam o estabelecimento de uma base educativa com foco na educação emocional permanente, considerando os seniores/idosos como possuidores de uma bagagem de conhecimentos e uma história pessoal constituída ao longo da vida, que deve ser utilizada e potencializada.
Procura-se com esta formação incentivar a promoção da Inteligência Emocional na população sénior, através do desenvolvimento da educação emocional, competência e destreza que permitirá potenciar o desenvolvimento emocional como complemento indispensável à melhoria da qualidade e satisfação de vida dos idosos.
Datas: de 2 de junho a 21 de julho
Duração: 30 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=A&pv_curso_id=5081
Introdução à Modelagem de Equações Estruturais
A modelagem de equações estruturais é uma das ferramentas estatísticas mais poderosas, complexas e flexíveis para testar modelos na área das Ciências Sociais e Humanas. Cada vez mais, procura-se analisar dados recorrendo à modelagem estatística complexa, para validar questionários, testar efeitos de mediação, comparar a relação entre variáveis entre grupos, etc.
Este curso pretende corresponder a essa necessidade crescente de formação.
Datas: de 4 a 25 de junho
Duração: 36 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=14802
Voz e Técnica Vocal: Práticas para o uso adequado da voz
Formação que aborda conhecimentos teóricos e práticos sobre voz e técnica vocal, sustentados por um encontro entre referências do campo científico e do campo artístico, esta é uma ação útil a todos os profissionais da voz (ou profissionais cujo uso da voz é crucial no seu desempenho profissional) para desenvolverem e consolidarem o conhecimento teórico e o domínio prático da sua ferramenta de trabalho.
Datas: de 5 a 21 de junho
Duração: 25 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15121