[ Informação SPCE ]

Escola Doutoral de Primavera sobre Desenho de Investigação

A SPCE está a organizar uma Escola Doutoral de Primavera sobre Desenho de Investigação, a decorrer de 24 a 26 de maio, na Universidade de Aveiro. Trata-se de uma iniciativa dirigida a estudantes de doutoramento que visa apoiar as decisões metodológicas que levam à construção de um projeto de investigação.

Nos últimos anos temos assistido a um crescendo da investigação educacional, com um considerável incremento do número de doutoramentos centrados não só em áreas clássicas das Ciências da Educação, mas também em problemáticas emergentes. Este incremento tem sido objeto de análise crítica, com alguma discussão sobre o papel desta investigação na produção de conhecimento sobre a realidade e no seu potencial transformador das práticas educacionais e dos diferentes intervenientes nos processos educativos em contextos diversos.

Esta é uma discussão que implica questionar o próprio desenho da investigação – e a forma como se chega a uma estruturação lógica do que-fazer-investigativo de modo a corporizar os objetivos e relacionar o estudo com o estado da arte e as suas omissões – tornando claro o que cada investigação traz de novo, quais os critérios de credibilidade que foram tidos em conta e a sua pertinência, e como cada contributo mais recente se relaciona com o património concetual e empírico do campo das Ciências da Educação.

A primeira Escola de Primavera da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação visa, exatamente, propiciar esta discussão através de uma tutoria de proximidade e intensiva com doutorandos/as numa fase inicial dos seus trabalhos, de forma a dar um contributo útil para o desenvolvimento dos seus projetos de doutoramento. A Escola de Primavera decorrerá em três dias intensivos, num total de 15 horas, na Universidade de Aveiro, de 24 a 26 de maio de 2018, envolvendo docentes das Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho e Porto, com experiência na orientação de doutoramentos, e a presença especial de dois reconhecidos investigadores no campo educacional: João Amado, Professor da Universidade de Coimbra, e Trond Soldhaug, Professor da Norwegian University of Science and Technology. A língua de trabalho da escola de primavera será o português, embora a sessão com o professor Trond Soldhaug seja em língua inglesa, pelo que se supõe a capacidade de compreensão dessa língua (não haverá tradução simultânea).

As pessoas interessadas devem fazer a sua candidatura para o email spce.escoladeprimavera@gmail.com até 11 de maio indicando alguns dados pessoais (nome completo, contacto telefónico e e-mail, universidade e programa doutoral que está a frequentar, orientadores) e um sumário de 200 palavras sobre o seu projeto (com referência ao tema, ao “problema” e à metodologia). No caso da sua candidatura ser aceite até 14 de maio, serão requeridas informações adicionais sobre o projeto a enviar até 21 de maio.

Propina (inclui dois almoços, um jantar e coffee-breaks):
– 150 Euro para associados da SPCE
– 220 Euro para não associados.

 


 

[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]

Formação Contínua na FPCEUP

Avaliação Psicológica de Condutores
Formação para aquisição ou atualização de conhecimentos de regulamentação da avaliação psicológica de condutores de distintas categorias ou funções profissionais e desenvolver capacidades práticas para o manuseamento correto de instrumentos validados e aprovados de acordo com a legislação vigente e para a realização de relatórios de avaliação psicológica de condutores.
Datas: de 3 a 12 de maio
Duração: 23 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=4981

 

Avaliação de desempenho e gestão por objetivos
Este curso visa dotar os participantes de competências práticas e eficazes para a prossecução e gestão de um sistema de avaliação de desempenho eficaz.
Destinatários: Graduados das ciências sociais e do comportamento em geral; profissionais da área RH ou interessados na área.
Datas: de 5 de maio a 9 de junho
Duração: 15 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=A&pv_curso_id=4621

 

Workshop Viver o corpo I: ampliando o conhecimento e a consciência da nossa existência
Esta formação pretende proporcionar aos participantes os princípios básicos da prática de trabalho corporal que inclua os princípios básicos da Bioenergética corporal loweniana como “sentir os pés no chão”, a respiração, a vibração e a voz, como elemento essencial da consciência corporal, vida do Corpo e a sua utilidade na área profissional e importância no quotidiano.
Datas: de 5 a 11 de maio
Duração: 8 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/CUR_GERAL.CUR_VIEW?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15101

 

Educação em contexto prisional
Datas: de 15 a 29 de maio
Duração: 15 horas
Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=5082

 

Lead ON: construir lideranças nos contextos de trabalho
Os contextos de trabalho têm vindo a caracterizar-se por evoluções demográficas, exigências de produtividade-qualidade, rápidos avanços tecnológicos, entre outros aspetos que influenciam a atuação dos trabalhadores bem como a sua saúde. Neste sentido, torna-se essencial investir no papel que os líderes assumem nas equipas pela compreensão do papel que assumem na organização do trabalho e na construção dos coletivos de trabalho.
Este curso pressupõe, assim, uma abordagem exploratória das questões de liderança, de modo a potenciar, de modo contextualizado nas situações de trabalho, o desenvolvimento de competências de gestão de pessoas.
Datas: de 23 de maio a 23 de junho
Duração: 16 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=UFC&pv_curso_id=15881

 

Educação Emocional: Intervenção com Seniores
O envelhecimento populacional é um fenómeno crescente, que exige respostas globais, inter e transdisciplinares. Este fenómeno demográfico é extensível a praticamente todas as regiões do mundo, projeções recentes avançam com um efetivo total de idosos que, em 2050, estima-se serem cerca de 2.000 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, representando mais de 20% da população mundial.
Considerando o referido e perspetivando recentes pesquisas em gerontologia, atualmente existem dados que indicam o envelhecimento como processo contínuo e mutável, que pode ser acelerado, reduzido, parado por algum tempo e/ou até mesmo revertido.
Neste sentido, urge dotar os profissionais que direta ou indiretamente atuam com a população idosa, de competências e ferramentas interdisciplinares que lhes permitam o estabelecimento de uma base educativa com foco na educação emocional permanente, considerando os seniores/idosos como possuidores de uma bagagem de conhecimentos e uma história pessoal constituída ao longo da vida, que deve ser utilizada e potencializada.
Procura-se com esta formação incentivar a promoção da Inteligência Emocional na população sénior, através do desenvolvimento da educação emocional, competência e destreza que permitirá potenciar o desenvolvimento emocional como complemento indispensável à melhoria da qualidade e satisfação de vida dos idosos.
Datas: de 2 de junho a 21 de julho
Duração: 30 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=A&pv_curso_id=5081

 

Introdução à Modelagem de Equações Estruturais
A modelagem de equações estruturais é uma das ferramentas estatísticas mais poderosas, complexas e flexíveis para testar modelos na área das Ciências Sociais e Humanas. Cada vez mais, procura-se analisar dados recorrendo à modelagem estatística complexa, para validar questionários, testar efeitos de mediação, comparar a relação entre variáveis entre grupos, etc.
Este curso pretende corresponder a essa necessidade crescente de formação.
Datas: de 4 a 25 de junho
Duração: 36 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=CFC&pv_curso_id=14802

 

Voz e Técnica Vocal: Práticas para o uso adequado da voz
Formação que aborda conhecimentos teóricos e práticos sobre voz e técnica vocal, sustentados por um encontro entre referências do campo científico e do campo artístico, esta é uma ação útil a todos os profissionais da voz (ou profissionais cujo uso da voz é crucial no seu desempenho profissional) para desenvolverem e consolidarem o conhecimento teórico e o domínio prático da sua ferramenta de trabalho.
Datas: de 5 a 21 de junho
Duração: 25 horas

Toda a informação em https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2017&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=FL&pv_curso_id=15121

 


 

[ Informação CRIA Divulgação ]

2ª Edição do Curso Breve “A etnoficção enquanto método de realização audiovisual – teoria e prática”

De 4 a 9 de junho – Lisboa, ISCTE-IUL

Inscreva-se através do formulário de inscrição em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKVtSp0cFW7Nb7sRuQoUB_-BEEbBNxtbzK1Odlck2pODtxzQ/viewform até 27 de maio de 2018

Mais informações em https://mailchi.mp/8027ca8f45aa/curso-livre-sintaxe-espacial-ferramentas-e-tcnicas-de-anlise-sobre-usabilidade-do-espao-urbano-e-arquitectnico-20-jan-11-fev-882361?e=b6b81f794a

 


 

[ Informação IDN Relações Públicas ]

Pós-Graduação em “Estudos Estratégicos e de Segurança”

Decorre até ao próximo dia 24 de junho a 1ª fase de candidaturas para a Pós-Graduação em “Estudos Estratégicos e de Segurança”.

A pós-graduação é desenvolvida ao abrigo de um protocolo de colaboração entre a Universidade Nova de Lisboa-FCSH e o Instituto da Defesa Nacional.

A Pós-Graduação iniciar-se-á no final de setembro e terá a duração de dois semestres. É aceite a inscrição em módulos individuais ou conjuntos de módulos.

A conclusão com aprovação do curso (60 ECTS) confere um diploma de Pós- Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança. Os alunos que frequentem e concluam a PGEES e entendam prosseguir os seus Estudos a nível do 2º Ciclo em Ciência Política e Relações Internacionais na FCSH é assegurada a creditação parcial à parte da Componente Letiva (1º Ano Curricular) do mesmo.

Esta ação de formação destina-se a candidatos com potencial para o desempenho de funções de direção ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, nas empresas, em organismos privados e no quadro da sociedade civil, bem como em organizações governamentais, não-governamentais, intergovernamentais e internacionais.

A Pós-Graduação visa fomentar o conhecimento científico e proporcionar instrumentos de análise e metodologias necessários para avaliar, gerir e tomar decisões, face a problemas concretos decorrentes dos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa, pela cooperação internacional, pela globalização, pelo contexto geopolítico e geoestratégico em que se configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e defesa nacional devem ser equacionados.

A Pós-Graduação desenvolverá uma ligação estreita com entidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente com outras entidades de ensino e think tanks vocacionados para as temáticas em estudo.

Candidaturas: http://www.fcsh.unl.pt/media/noticias/destaques/candidaturas-abertas-aos-mestrados-doutoramentos-e-pos-graduacoes-da-fcsh-nova

Desdobrável do Curso: https://www.idn.gov.pt/conteudos/documentos/VIII_PGEES_Desdobravel_do_Curso.pdf

 


 

[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Universidade do Minho]

Informamos que estão abertas as inscrições para II Curso de Formação Avançada – Género, Orientação Sexual e Desigualdades, promovido pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho. Esta formação avançada pretende proporcionar um conjunto de conhecimentos que permita identificar e diagnosticar situações de desigualdade e/ou discriminação em função do género e da orientação sexual e elaborar estratégias de intervenção destinadas à sua redução ou eliminação.

O Curso decorre entre 28 de maio e 2 de julho de 2018, e contempla quatro módulos multidisciplinares:

M1: Género e Comunicação – 28 maio (2ªfeira) | Duração: 7 horas| Local: sala de atos do ICS, UMinho, Braga

M2: Género, Trabalho e Vida Privada – 11 junho (2ª feira) | Duração: 7 horas| Local: sala de atos do ICS, UMinho, Braga

M3: Violências nas relações de intimidade – 21 de junho (4ªfeira) | Duração: 7 horas| Local: sala de atos do ICS, UMinho, Braga

M4: Orientação sexual, identidade de género e não discriminação – 2 de julho (2ª feira) | Duração: 7 horas| Local: sala de atos do ICS, UMinho, Braga

Os módulos podem ser frequentados de forma autónoma, estando a sua realização sujeita à existência de um número mínimo de inscrições. As inscrições são limitadas e devem ser formalizadas até ao dia 14 maio de 2018.

Mais informações e acesso ao formulário de inscrição em: http://www.lasics.uminho.pt/formacaoavancadacics/?page_id=91